Pode pesquisar em qualquer lista das motos mais rápidas do mundo ou em sites de vendas. Qual é a informação mais destacada? Sim, ela: a cilindrada. Muitas vezes, já vem expressa no próprio nome da motocicleta. Por exemplo, a CB 650F, CG 160 Titan, Biz 125 e por aí vai. Mas, afinal, o que representam as cilindradas de uma moto? É a mesma coisa que potência? E o torque?

Se você não vê a hora de comprar sua moto e conquistar a tão sonhada liberdade, precisa saber o que esses termos significam. Depois de ler este texto, você vai entrar na concessionária mostrando que é um expert no assunto. Vamos explicar cada parâmetro, começando pela cilindrada. Confira!

O que são as cilindradas de uma moto?

É uma medida de volume do cilindro. Dentro do cilindro, ocorre a queima do oxigênio e combustível. Essa combustão faz com que o pistão se mova, produzindo assim o movimento rotativo do motor.

Vamos tomar como exemplo a CG Titan 160, já mencionada. Ela possui apenas um cilindro e dentro dele cabem 160 cm³ (centímetros cúbicos) ou 160 ml da mistura de oxigênio e combustível. Porém, isso não significa que, a cada ciclo do motor, sejam gastos 160 ml de combustível. Para a nossa sorte! Já a CB 650F possui 650 cm³ divididos por 4 cilindros. Ou seja, cada cilindro comporta 162,5 ml.

Essa medida também vale para automóveis. Ao falar que um carro possui um motor 2.0, estamos dizendo que todos os cilindros juntos medem 2.000 cm³ ou 2 litros. As cilindradas de uma moto estão relacionadas com a potência e o torque. Contudo, são termos distintos.

O que é torque?

Ele é medido em kgf.m (quilograma-força por metro). Representa basicamente a capacidade que um motor tem de suportar determinada carga. O torque define como será a resposta da motocicleta na largada e durante uma retomada de velocidade. Veja o exemplo da Biz 125: 1,04 kgf.m a 3500 rpm. Isso significa que o máximo de torque dela é atingido aos 3500 rpm.

O que é a potência?

É medida em cavalo-vapor (cv). Ela afeta diretamente a velocidade final que a moto pode atingir. Enquanto o torque afeta a saída, a potência exerce maior influência após esse momento inicial. O peso da motocicleta influencia bastante no desempenho. Em motos com potências iguais e pesos diferentes, geralmente, a mais leve terá uma velocidade final maior.

Qual a relação entre cilindrada, potência e torque?

Considere duas máquinas poderosas da Honda para compreender de vez: a GL 1800 Gold Wing e a CBR 1000RR Fireblade. A Gold possui quase o dobro no quesito cilindrada. Porém, não é mais potente. Ela entrega 118 cv a 5.500 rpm. Já a Fireblade esbanja 180,8 cv a 12.250 rpm.

Falando do torque, a Gold possui 17 kgf.m a 4.000 rpm e a Fireblade, apenas 11,6 kgf.m a 10.500 rpm. Ou seja, se estiver buscando uma moto super veloz, escolha a Fireblade. Já se quiser fazer viagens confortáveis, mesmo carregando mais peso, a Gold Wing será a melhor opção.

Como você percebeu, as cilindradas de uma moto não são a mesma coisa que potência, como muitos imaginam. É importante conhecer esses termos técnicos para decidir qual motocicleta se encaixa nas suas necessidades, assim como ficar de olho nas melhores dicas para te ajudar na escolha.

Fonte: https://blog.masttermoto.com.br/