O vento gelado pode ser um dos piores inimigos dos motociclistas.

Além do desconforto em dirigir no frio, existe também a insegurança, pois, com as mãos e pés congelados, a movimentação e os reflexos ficam comprometidos. A sensação de estar com os membros travados é capaz de prejudicar na hora de frear ou desviar de imprevistos.

Apesar dos empecilhos causados pelas baixas temperaturas, é possível rodar muitos quilômetros, mesmo em dias frios. O uso da vestimenta correta é um grande aliado para proteger o seu corpo, já que tremer de frio pode ser perigoso, pois tira a concentração do piloto e prejudica o seu desempenho na estrada.

Qual é a roupa ideal para pilotar uma moto no frio?

A proteção deve começar com a roupa de baixo. Escolha uma calça grossa, feita com um tecido impermeável. Uma boa opção é investir em calças de couro com espessura grossa. A dica é usar por baixo um agasalho ou pijama para fazer com que a friagem não chegue à pele.

Há também a calça de cordura, um material sintético parecido com o nylon, porém mais resistente e maleável. Dentre as principais características, destacam-se a leveza e a capacidade de não reter água. Além disso, possui um bom isolamento térmico e facilidade de produção nos mais variados tamanhos e formatos.

Na parte de cima, aposte em tecidos que trazem liberdade de movimento na hora de conduzir a sua moto. Uma boa alternativa são as jaquetas especiais para motociclistas, mais grossas, resistentes à água e que possuem forro removível, assim poderão ser úteis em qualquer época. Para auxiliar na proteção, use uma blusa de manga comprida antes do casaco.

Os pés e as mãos são as primeiras extremidades a perder calor. Por isso, escolha acessórios específicos da categoria. No caso das mãos, selecione materiais de lã ou outro tecido por baixo da luva. Para os pés, procure usar dois pares de meias de tecidos sintético, além botas resistentes que cubram o tornozelo.

Quando o assunto é cabeça, muitos utilizam a balaclava, touca que cobre praticamente o rosto todo. Caso o motociclista tenha algum desconforto por conta desta máscara, a saída é usar cachecóis de lã para agasalhar o pescoço.

Como preparar a sua moto para ser pilotada no frio?

Além da preocupação com a roupa adequada para épocas frias, também é importante se atentar à parte mecânica da moto. Os pneus, por exemplo, precisam ser aquecidos, pois a temperatura da borracha influencia diretamente na qualidade da sua aderência ao solo. Em regiões serranas é comum a formação de uma fina camada de gelo na pista.

Por prevenção, faça uma revisão no sistema do seu veículo, uma vez que nessa época do ano as partidas são mais difíceis. Ah! É importante utilizar sempre combustível de confiança. No caso das motos com injeção eletrônica, certifique-se de que a bateria, as velas e o cabo estão em ordem. Tudo para ter certeza que sua viagem será feita em segurança!

 

Fonte: https://blog.suhaiseguradora.com/