Todo apaixonado por motos adora este assunto. O motociclista tem uma verdadeira paixão por estes veículos fascinantes, por conta de sua velocidade e por trazerem uma sensação tão grande de liberdade. Portanto, se você realmente curte motos, confira estas 5 curiosidades sobre o assunto para discutir com outros apaixonados por duas rodas!

1 – A história das motos

As motos são antigas, remetendo ao final dos anos de 1860. Mais especificamente em 1869, quando um francês e um americano inventaram, ao mesmo tempo, a motocicleta. Porém, nesta época, o primeiro modelo era ainda a vapor.

Já o formato a combustão, veio um pouco depois, em 1885, com os alemães Gottlieb Daimler e Willhelm Maybach. Pois é, são eles mesmo. Os fundadores da Mercedes-Benz.

Mas a história das motos mais antigas é ainda mais interessante. Apesar de não ter sido ele que inventou, Leonardo da Vinci foi um dos primeiros a idealizar o projeto das bicicletas e motocicletas. Ele realmente está em todas.

2 – As marcas mais famosas

Algumas das marcas mais famosas do mundo das motocicletas tem origens bem diferentes e inusitadas.

Por exemplo, a japonesa Yamaha surgiu em 1887, um pouco depois das motocicletas, mas seu objetivo era a fabricação de pianos. Já a famosa italiana Ducati, foi criada para fabricar rádios.

E a BMW surgiu com o propósito de fabricar motores para aviões, seguindo de motos e finalmente chegando aos carros.

Falando em marcas famosas, a Harley-Davidson é uma das mais antigas do mundo das motocicletas, fundada em 1903.

A britânica Triumph é ainda mais antiga, sendo fundada em 1885.

3 – Alguns recordes e curiosidades

Quem não gosta de uma boa viagem de moto? O argentino Emílio Scotto possui o recorde de viagem mais longa. Foram apenas 10 ANOS, de 1985 a 1995, percorrendo mais de 214 países e mais de 700 mil quilômetros.

Outro recorde interessante é o da maior velocidade alcançada em uma moto. Em 2010, Rocky Robinson alcançou mais de 600 km/h em um daqueles modelos que mais parecem um foguete.

Outra velocidade muito interessante, e mais próxima da realidade, foi alcançada por Bill Baxter em uma Kawasaki Ninja: 265 km/h, mesmo com deficiência visual.

O pior recorde é do Evil Knivel, o famoso norte-americano que gosta de fazer manobras arriscadas. Ele quebrou nada mais, nada menos do que 433 ossos em acidentes de moto durante a sua carreira.

4 – Famosos e suas motos

Não somos só eu e você que somos apaixonados pelas duas rodas. Por exemplo, Brad Pitt tem uma coleção de motos. Ele nunca economizou por causa da paixão. O ator gastou U$ 300 mil em um modelo da Ecosse FE Ti XX, a primeira a base de titânio.

Enquanto a paixão de Brad Pitt é, provavelmente, uma das maiores, ele não é o único. Keanu Reeves, George Clooney e o brasileiro Rodrigo Santoro, já foram flagrados dando as suas voltinhas de moto por aí.

E as motos também gostam dos famosos. Por isso, a Ducati criou uma linha de motos toda dedicada a Ayrton Senna. Mais do que merecido.

5 – As reuniões de motociclistas

Para fechar, os motociclistas gostam de se reunir para compartilhar a sua paixão. Por exemplo, o grupo de Harley Owners, ou seja, dono de Harley tem mais de 1 milhão de membros.

No Brasil, as procissões de motos são comuns. A romaria de motociclistas para Nossa Senhora de Aparecida reuniu milhares de pessoas, em Porto Alegre.

Fonte: varellamotos.com.br