Sem dúvida você entende a importância das suas mãos (afinal, você usou elas para digitar e chegar até essa página).

Entretanto muitos motociclistas ignoram as luvas na hora de pilotar. Embora elas não sejam obrigatórias pela legislação, as luvas estão em segundo lugar na escala de itens de segurança, logo atrás do capacete.

Por se tratar de uma região de movimentos delicados e muita flexibilidade, um dano nas mãos ou dedos é de difícil recuperação e pode provocar sequelas irreversíveis.

Além de questões de segurança, outro motivo para usar luvas é o conforto. Sem elas, rapidamente o motociclista ganhará calos nas palmas das mãos e dedos.

Para escolher uma luva, observe os seguintes itens:

1. Costura: é ideal ter costura dupla. Esses modelos são mais resistentes no caso de abrasão.

2. Ventilação: alguns modelos possuem entradas de ar na parte de cima dos dedos. Isso ajuda muito em regiões mais quentes ou no verão.

3. Fechos: luvas de couro e cano longo, normalmente tem dois fechos de velcro. O maior serve para ajustar o cano no diâmetro do casaco e o segundo é uma tira que serve para segurar as luvas nas mãos. Ela é muito importante pois impede que a luva caia em caso de abrasão no asfalto.

4. Conforto: escolha um luva que permita flexibilidade nas mãos e não comprometa a sensibilidade dos dedos. Luvas específicas de motovelocidade tem uma ligação que prende o dedo mínimo ao anelar. Isso é para evitar uma lesão no dedinho, já que ele é o mais frágil de todos.

5. Proteções: verifique se a luva possui proteção na palma da mão, na parte superior e nos dedos.

Dicas importantes para você aproveitar melhor suas luvas:

1. Em caso de chuva: coloque uma luva de borracha, como as de médico, por baixo da luva convencional. Não existem luvas de motociclistas 100% impermeáveis.

2. Material: o couro é insubstituível e nenhum outro material oferece as mesmas características de proteção e flexibilidade. Algumas luvas que misturam couro com tecido podem ser uma boa opção para uso urbano. Entretanto, evite materiais sintéticos pois eles não resistem à abrasão.

3. Determine o tipo de uso: Se você andar mais no perímetro urbano, dê preferências para modelos curtos, elas oferecem boa proteção e são bem ventiladas. Se você pega a estrada com frequência, use os modelos de cano longo, pois elas ficam por cima do punho do casaco e evitam que o vento entre na manga. Para competições ou eventos esportivos, a luva deve ser mais profissional possível, com costura dupla, proteções de material sólido no punho e por cima dos dedos.

Caso você saia para um passeio rápido e não queira usar luvas, evite usar anéis e pulseiras. Esses acessórios podem amassar ou engatar em algum obstáculo e provocar o desluvamento, que é a perda da pele do dedo de forma irrecuperável.

Fonte: http://www.magnetron.com.br