Por incrível que pareça, algumas medidas básicas de conservação são ignoradas até mesmo por motociclistas experientes.
São cuidados simples que podem aumentar significativamente a longevidade dos equipamentos e conservar a aparência de moto nova.
Manutenção básica
A primeira dica é não se descuidar das revisões periódicas.
Quando uma moto é revisada nos períodos recomendados pelos manuais, problemas graves são evitados e a economia é significativa. Em geral, a recomendação é que as motos sejam revisadas a cada 10 mil quilômetros rodados, prevenindo panes e até mesmo acidentes.
Outros cuidados básicos, mas essenciais são a troca de óleo, verificação dos pneus e transmissão.
De olho no óleo
A troca de óleo nos períodos recomendados pelo manual também é fundamental. Entretanto, não basta observar os níveis de óleo apenas nesse intervalo.
Motores de motocicletas são, de modo geral, mais exigidos que os de automóveis, por isso, observar a vareta regularmente e ficar atento à quilometragem ou ao período máximo de seis meses para a troca do fluido devem ser preocupações constantes.
E uma dica: se o consumo do óleo atingir 20% ou mais do volume total entre os intervalos de troca, fique atento e procure saber a causa.
Pneus
Uma calibragem baixa, além de acelerar o desgaste do pneu e deixá-lo mais suscetível a perfurações, aumenta o consumo de combustível.
O recomendado é calibrá-los toda semana ou antes de viajar. E atenção, pneus com pressão abaixo da indicado aumentam o risco de dano e a vulnerabilidade das rodas.
Correias e transmissão
A transmissão é, sem dúvidas, ponto sensível em qualquer moto. Corrente sem lubrificação adequada além de apresentar reduzida vida útil, corrói por atrito o pinhão e a coroa, aumentando as chances de rompimento.
Verificar o estado das correias regularmente e redobrar a manutenção em tempo de chuva ou quando for rodar em estrada com muita poeira ou terra são ações indispensáveis.
Além da lubrificação com produtos adequados, nos períodos recomendados pelo manual, o piloto não deve descuidar da regulagem da correia.
Com o passar do tempo é normal a corrente sair do padrão adequado, por isso a cautela necessária. Uma corrente com folga pode travar a roda e jogar o piloto no chão ou enrolar na parte frontal e quebrar o motor. Já uma corrente com muita tensão pode se romper e provocar acidentes.
Pilotagem da moto
Dois hábitos de pilotagem comuns mas bastante prejudiciais à conservação de motos são o desligamento do motor em longas descidas e o acionamento excessivo da embreagem.
Muitos motociclistas desligam o motor em aclives para economizar combustível, mas se esquecem que as engrenagens internas do câmbio continuam funcionando e precisam de condições ideais de pressão e lubrificação na bomba de óleo. O desligamento, portanto, causa desgaste desnecessário no sistema, diminuindo sua vida útil.
A mesma coisa acontece com o acionamento excessivo da embreagem, especialmente em paradas de semáforo. Colocar a moto em ponto morto é uma das maneiras fáceis de evitar o desgaste e preservar as condições ideais do sistema.
Limpeza
A manutenção da limpeza da moto também é um processo que requer atenção à técnica correta e utilização de produtos adequados.
Confira algumas dicas básicas que separamos para o processo:
1º – Antes mesmo de começar a molhar a moto é preciso ficar atento para a temperatura da água ou da moto. Especialistas indicam evitar que o escapamento e peças mais delicadas do motor sofram choque térmico durante a lavagem. Usar água quente ou esperar que a moto esfrie é, então, muito importante.
2º – Cuidado com o direcionamento do jato de água, evitando atingir tanto o filtro de ar quanto o interior do escapamento. E se a moto é injetada é especialmente importante protegê-la de possíveis danos a componentes eletroeletrônicos.
3º – A aplicação de produtos agressivos como querosene e óleo diesel devem ser evitados, já que podem manchar a pintura e os cromados e, com o tempo, oxidar e danificar a estrutura da moto e suas peças.
4º – Todo cuidado é pouco com o produtos utilizados para dar brilho e reforçar a cor preta dos pneus. Com o movimento das rodas, o excesso pode acabar na banda de rodagem, tornando os pneus escorregadios e prejudicando a aderência.
Uma dica final é não deixar a moto parada por muitos dias. Se você não pilota sua moto diariamente, lembrar de dar uma voltinha, mesmo que curta, já favorece a saúde dos pneus, tanque de combustível, bateria e carburador.
Dar atenção a esses cuidados básicos será determinante para uma maior vida útil da moto, sem falar da segurança no trânsito e o bem que a prevenção faz ao bolso.
Fonte: blog.carlider.com.br