Confira essas dicas que a Moto Willy preparou para você

1 – Devo usar o freio dianteiro, o freio traseiro… ou ambos?

O equilíbrio no uso conjunto dos freios é crucial para a dinâmica de uma motocicleta, por isso, na maioria das situações normais, devemos usar sempre os dois freios. É por isso que a maioria das motos têm controles individuais de freio dianteiro e traseiro.

Os especialistas concordam que cerca de 70% do esforço de frenagem deve ir para a roda dianteira (que usa a alavanca direita do guidão) e 30% para a roda traseira (que é operada pelo pedal direito). Freios dianteiros exigem mais esforço porque a transferência de peso da desaceleração vai mudar o equilíbrio da moto para a frente, permitindo que o pneu dianteiro lide com mais peso e freie com eficiência.

2 – Se devo usar ambos os freios, existe uma ordem certa para acioná-los?

Quando quiser frear em uma menor distância possível, primeiro pare de acelerar o motor. Não faz sentido querer parar a moto e continuar acelerando. Isto também permite que você utilize a força do motor para reduzir a velocidade, o chamado “freio motor”. É importante destacar que para o freio motor funcionar corretamente, a moto deveria estar tracionando, ou seja, o motor deveria estar impulsionando a moto para a frente.

Em seguida, acione o freio traseiro. Claro, ele provavelmente não fará a moto parar. Na verdade, você só usa o freio traseiro para iniciar um processo de deslocamento de peso da traseira para a roda dianteira, diminuindo a chance da roda traseira perder o contato com o solo, além de estabilizar a moto.

Usando primeiro o freio traseiro, já haverá mais peso na roda dianteira no momento em que você começar a usar o freio dianteiro. Devido a isso, você pode apertar o freio dianteiro mais fortemente do que se tivesse começado a frenagem direto com o freio dianteiro.

Mas mesmo assim, não é aconselhável apertar a alavanca do freio dianteiro tão forte quanto você puder, pelo menos não no começo. Você deve começar suavemente e, em seguida, aumentar a força enquanto o peso se mantém deslocando para a frente, de modo que a roda dianteira alcance o seu melhor ponto de frenagem.

É aqui que muitos motociclistas não conseguem extrair das sua moto o que elas são capazes de oferecer em termos de frenagem, porque todo o processo é muito rápido. Quando perceber que a roda dianteira realmente tem a maior aderência possível, você poderá apertar a alavanca de freio tão forte quanto conseguir.

Em uma motocicleta que tem muito peso na frente, você deve soltar o freio traseiro quase imediatamente. As motos esportivas têm essa característica. De qualquer forma, independente do tipo de moto que você estiver conduzindo, sempre vale a pena usar o freio traseiro no início!

Em outras motocicletas você deverá manter o freio traseiro acionado durante toda a frenagem. São as motocicletas com uma base de roda longa e uma bengala dianteira mais inclinada, que impede que o peso seja levado todo para a roda dianteira. Customs, choppers e boa parte das tourings têm essas características. Sua geometria faz com que a distância de frenagem seja mais longa do que nas motos esportivas.

3 – A eficiência do freio altera com a velocidade?

Quanto maior a velocidade, mais difícil será frear a moto e maior a distância necessária para ela parar. Em alta velocidade, o peso para a frente deslocará com a velocidade também, e isso significa que você deverá começar mais cedo a acionar o freio dianteiro.

Quando você andar muito rápido e colocar-se sentado na posição vertical, a resistência do ar também vai desacelerar a moto. Por outro lado, a mesma resistência do ar vai abrandar o deslocamento do peso para a frente.

Mesmo assim, comece pelo freio traseiro. No momento que você começar a usar o freio dianteiro, o peso na roda traseira será consideravelmente reduzido. Apesar disso, mantenha-o acionado até parar completamente a moto.

 

 

Fonte: viagemdemoto.com