Legal, então você será um motociclista? A Moto realmente é um veículo bem versátil e bem mais em conta. Será sua primeira habilitação? Já tem carteira de motorista e deseja adicionar habilitação para moto? Vai tira logo habilitação para carro e moto de uma vez só?  Veja qual é o seu caso abaixo e saiba os procedimentos a seguir:

Para Tirar habilitação de moto pela primeira vez:

Se você ainda não tem a CNH – Carteira Nacional de Habilitação e sua primeira habilitação será habilitada para moto ou mais precisamente irá tirar sua habilitação para Categoria A ( Veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral ) o processo e documentação é bem similar ao de obtenção da primeira Habilitação para Automóveis ( Categoria B ). A diferença basicamente será nas aulas práticas que serão na moto ao invés de ser no carro, a prova prática e o custo da auto escola que também é mais barato para aulas na moto. Para tirar habilitação de moto pela primeira vez você deverá:

1- Ir a uma clínica credenciada pelo DETRAN para dar abertura ao processo do RENACH e realizar os exames médicos e psicotécnico.

2- Com o RENACH em mãos irá se dirigir a um CFC – Centro de formação de Condutores, popularmente chamado de autoescola e irá fazer o curso Teórico de legislação de trânsito.

3- Exame Teórico no DETRAN. Nessa prova terá que acertar 21 de 30 questões.

4- Curso de Direção – 20 Vinte aulas práticas com instrutor de como conduzir a moto.

5- Exame prático realizado pelo DETRAN; Neste exame será avaliada a capacidade de condução do veículo e cumprimento das normas pelo aluno.

Tirar Habilitação de moto e carro juntas: Categoria A+B

Basicamente é o mesmo processo só que mais caro pois serão mais cursos e taxas.

1- Abrir o processo na Clínica medica credenciada e realização de exames medico e psicotécnico

2- Curso Teórico no Centro de Formação de condutores e Prova Teórica no DETRAN. Nesse caso apenas um curso Teórico já valerá para as duas Categorias A e B, Moto e Carro, respectivamente.

3- Curso Prático com aulas de direção para carro. Ao final do Curso será realizada a Prova Prática do DETRENA de automóvel para Categoria B

4- Curso Prático com aulas de direção para moto. Ao final do Curso será realizada Prova Prática para Categoria B

Nesse caso você só recebe sua CNH se passar nas duas provas. Caso falhe em uma das duas você poderá repetir o exame quantas vezes forem necessárias dentro de uma ano após a realização dos exames médicos.

Adicionar Habilitação de Moto na CNH já existente

Para quem já tem habilitação de carro (Categoria B) será necessário apenas o processo de Adição de Categoria A na CNH;

Como o condutor já fez o curso e a prova teórica essas etapas são dispensáveis. Sendo assim o condutor que já tem a CNH Categoria B precisará apenas dos seguintes passos para tirar habilitação de moto, ou seja, inserir a categoria A na sua CNH:

1 –Ir a uma Clínica Credenciada que dará abertura no processo de Adição de Categoria na CNH junto ao DETRAN e realizar os exames Clínico e Oftalmológico. O condutor não precisará realizar exame psicotécnico, pois já o fez anteriormente.

2- Aulas Práticas de Moto. Apenas 15 aulas. O volume de aulas é reduzido pelo fato do condutor já ter feito aulas de direção em automóvel.

3- Exame Prático realizado pelo DETRAN.

Fonte: https://clinicarcnh.com.br/