Garupa é o nome do banco da motocicleta atrás onde senta o piloto. Reservado para dar carona, até aqui não é novidade.

O que muita gente não sabe, é o que acontece com a moto quando leva garupa. O que pode causar uma simples atitude como essa.

Como o assunto pode interessar para muitos, principalmente aos novatos. Vamos explicar direitinho.

Sempre que a moto recebe peso extra. Devido levar alguém na garupa, é preciso que sejam feitos certos ajustes na moto. Até mesmo a maneira de pilotar é diferente. Afinal pode implicar na segurança de ambos e nesse caso a responsabilidade é do piloto.

Como pilotar?

  • Sempre que pilotar a moto com alguém na garupa, deve lembrar que tudo o que fizer como freadas bruscas, curvas mais acentuadas, e acelerações exageradas, podem fazer o carona desequilibrar;
  • Não há segredos para pilotar quando estiver acompanhado na moto, é só pilotar com mais cautela. A melhor saída é acelerar devagar, fazer curvas mais leves, e ficar atento as brecadas;

Ajustes necessários na moto

A moto é projetada para carregar uma pessoa, ao levar alguém na garupa, o excesso de peso provoca alterações quase imperceptíveis que precisam ser ajustadas para garantir uma boa pilotagem conforme mostrado abaixo:

  • A geometria da moto é alterada, por isso, é preciso fazer novo reajuste nos retrovisores;
  • O farol perde a eficiência visto que o facho de luz é projetado para o alto, nesse caso, é só regular;
  • Para evitar que os pneus sofram desgaste maior e gaste mais combustível que o normal, é preciso que verifique no manual do proprietário qual é a calibragem ideal quando se leva garupa na moto. Lembre-se também que a moto com pneus baixos, não oferece segurança ao fazer as curvas;
  • Muitas motos já vem com regulagem da pré-carga da mola na suspensão traseira para dar conforto, e aguentar o aumento de peso sem que chegue ao fim de curso;
  • O peso a mais na garupa pode deixar a corrente mais esticada, por isso, verifique a tensão da corrente de transmissão;
  • Para o carona ficar confortável na moto, as pedaleiras devem estar bem fixas, não podem estar tortas nem soltas;

Equipamentos de segurança obrigatórios

  • O traje do piloto, assim, como de quem vai na garupa, é capacete, viseira, luvas, calças e jaquetas de couro, ou, de outro material resistente a quedas, além de botas, ou, calçados fechados;
  • Nem mesmo o garupa deve andar de moto usando chinelos. Para aqueles que jamais andaram de carona na moto, existem regras básicas que devem ser observadas.

 O que o carona deve fazer?

  • É preciso sentar o mais próximo do piloto, assim, é mais fácil manter o equilíbrio. Caso sente mais afastado a dianteira da moto fica leve e dificulta o controle em baixa velocidade;
  • O carona não deve colocar os pés no chão em nenhuma circunstancias, senão podem cair;
  • Para o garupa manter equilíbrio na moto, é preciso segurar no piloto, ou, nas alças de apoio atrás
  • É preciso que tenha firmeza durante todo o trajeto, sem deixar o corpo ir para a frente nas brecadas;
  • As curvas podem assustar, por isso, é bom saber que o corpo deve acompanhar o mesmo lado da curva, senão, pode levar o piloto a perder o controle e ambos caírem;

Lembre-se que levar crianças abaixo de sete anos sentadas na garupa, ou, a frente do piloto é proibido, inclusive levar mais de duas pessoas na moto.

O piloto é multado, e perde 7 pontos na CNH, pois, é considerada infração gravíssima!

Fonte: adoromotos.com.br