Qualquer tipo de veículo, independente de marca, modelo ou ano, necessita de uma série de revisões e manutenções regularmente. Com isso, busca-se reduzir as chances de ocorrer algum evento indesejável, em consequência de falha mecânica, por exemplo. E, claro, com as motocicletas, não seria diferente. Existem diversos cuidados com a moto que você precisa tomar para garantir a sua segurança. 

Outro fator que sofre influência direta da má conservação é a dirigibilidade. Isso porque peças bem preservadas tendem a proporcionar maior conforto durante a pilotagem. Além disso, com todos os sistemas funcionando de maneira adequada, há também uma redução no consumo de combustível. 

Pensando nisso, fizemos esta lista com alguns cuidados que você precisa tomar para preservar a sua moto! Continue lendo nosso conteúdo e saiba mais! 

Quais são os principais cuidados com a moto?  

Se você é motociclista, certamente, sabe qual é a sensação de conduzir em segurança, seja dentro da cidade ou em uma estrada. Mas, para que isso aconteça, é preciso estar atento ao estado dos componentes do seu veículo. No manual do usuário, que vem junto com a sua moto, há informações sobre quais são as manutenções obrigatórias que devem ser realizadas e sobre a periodicidade dos cuidados. 

Confira a lista abaixo e descubra como manter a sua moto sempre pronta para o uso.  

Dê atenção ao motor 

O motor exige cuidado redobrado, uma vez que ele é responsável pela propulsão da sua motocicleta e a falta de manutenção pode causar muitas dores de cabeça. Por isso, faça a troca do óleo do motor seguindo as diretrizes do fabricante. Outra dica importante é ficar sempre atento ao prazo de validade do fluído e respeitar o intervalo de substituição indicado, que pode variar de 1.500 a 3 mil quilômetros rodados. 

A lubrificação apropriada garante a sua conservação, assim como a de todo o sistema de combustão. Preste atenção, também, aos ruídos e à forma como ele responde durante a sua utilização. 

Verifique a parte elétrica 

Este sistema é responsável por levar energia a diversos outros componentes. Sempre teste o farol, luz de freio, setas e painel antes de sair de casa. Se você notar algum tipo de diminuição de intensidade, é provável que precise conferir o estado de sua bateria. Lâmpadas queimadas também merecem a sua atenção. Além de aumentarem as chances de acontecer algum problema enquanto pilota à noite, o risco de ser multado é grande. 

Lubrifique e regule a corrente 

A corrente é uma peça que exerce um papel muito importante. Ela é encarregada por fazer com que a energia gerada pelo motor chegue até a roda de tração. Por conta disso, é imprescindível que ela esteja sempre bem lubrificada. Procure fazer a limpeza da corrente semanalmente, sempre seguida de uma nova lubrificação dos elos. E, para evitar acidentes, não esqueça de manter o motor desligado enquanto fizer o procedimento! 

Faça uma limpeza regularmente  

Ao contrário do que ocorre com os automóveis, a motocicleta, geralmente, traz seus componentes todos à mostra. Sendo assim, ela fica mais suscetível ao acúmulo de sujeira. Resíduos como areia, terra e lama podem causar grandes prejuízos, principalmente, em decorrência da oxidação. Faça sempre a limpeza com água e sabão neutro, com o motor frio, de preferência à sombra. 

Analise os freios 

Um dos mecanismos essenciais para a sua segurança é o sistema de freios, sejam eles de lona, pastilhas ou ABS (Anti-lock Braking System). Estar atento ao desgaste das peças pode evitar que você acabe passando por algum tipo de evento indesejável enquanto se desloca. 

Proteja sua moto 

Quem tem um veículo próprio sabe da exposição que inúmeras situações representam no dia a dia. Para enfrentar as mais diversas circunstâncias com maior segurança, procure se manter protegido por meio de uma associação de proteção veicular. 

Faça sempre uma inspeção antes de sair 

Não esqueça de realizar uma averiguação toda vez que for sair. Observe se há algum tipo de vazamento, ruído, dificuldade para acionar os freios, embreagem ou acelerador. A calibragem dos pneus também exige a devida atenção. 

Estes são apenas alguns dos cuidados com a moto. Leia com atenção todas as indicações do manual do usuário e respeite o tempo de manutenção e troca dos componentes. Além disso, lembre-se sempre de dirigir com cautela e responsabilidade. Muitos dos reparos estão diretamente ligados à forma como você conduz a sua motocicleta diariamente. Portanto, adote sempre uma direção defensiva e respeite os limites do seu veículo.   

 

Fonte: atualclube.org