Apesar de não tão conhecida no Brasil, a Royal Enfield é uma das marcas de motos com mais longa história. Criada em 1891, teve sua primeira moto produzida em 1901, no Reino Unidos. Na metade do século passado acabou se “mudando” para a Índia. Em 2017, a empresa começa com as atividades de sua subsidiária no mercado brasileiro.

1891 – parceria

Tudo começa quando a Cycle Company Townsend, de Redditch, no Reino Unido, começa a fornecer peças de máquinas de precisão para a Royal Enfield Small Armas Factory, de Enfield, Middlesex. Na ocasião, a empresa é rebatizada de Enfield Manufacturing Company Limited.

1893 – criação da “Royal Enfield”

A Enfield Manufacturing torna-se Royal Enfield, com o nome nome “Royal” vindo da Royal Small Armas Company. A empresa registra a marca “Made like a gun” ou “Feita como uma arma”, em inglês.

1898 – primeiro quadriciclo

R. W. Smith projeta um protótipo de veículo motorizado, de 4 rodas, um quadriciclo. O modelo tem motor De Dion.

1901 – primeira moto é produzida

A primeira moto Royal Enfield é produzida. O projeto foi feito por R. W. Smith e o francês Jules Gotiet, com motor Minerva de 11,2 cavalos montado na parte frontal do garfo dianteiro.

1909 – motor V2 é lançado

O primeiro motor V2 da Royal Enfiel é lançado na Stanley Cycle Show. Este motor é uma unidade de 21,4 cavalo da suíça Motosacoche.

1914 – primeiro motor 2 tempos

A primeira moto 2 tempos começa a ser produzida, mas esforços da produção são destinados para a participação da Grã-Bretanha na 2ª Guerra Mundial. Isso faz a empresa interromper a fabricação de sua maior moto, a 770 cc, com motor V2 de 6 cv.

1924 – 8 modelos em linha

A Royal Enfield chega a 8 modelos em linha, incluindo o lançamento da esportiva 351, sua primeira moto com motor OHV 4 tempo e com troca de marchas no pé. Com foco no público feminino, a empresa cria uma moto com motor de 2 tempos e 225 cc.

1926 – incêncio em Redditch

Um grande incêndio atinge a fábrica de Redditch, mas a brigada de incêndio consegue combater as chamas.

1928 – novos tanques

A montadora adota tanques de selim em substituição aos antiquados tanques rasos. É também uma das primeiras fabricantes a mudar seu sistema de garfo dianteiro para um de garfo telescópico de mola central.

1932 – nasce a Bullet

Nasce a lendária Bullet, moto que é produzida até hoje. Sua apresentação foi em novembro de 1932 em Londres. Na época, 3 versões estavam disponíveis: com motor 250, 350 e 500. Todos tinham cabeças de cilindro de duas válvulas, câmbio no pé e pistões de alta compressão.

1933 – fim de uma era

Dois anos após a morte de Albert Eadie, R. W. Smith, o sócio fundador, também falece. O Major Frank Smith assume o controle da empresa.

1936 – Bullet é reformulada

A Bullet 500 é reformulada radicalmente com o lançamento de uma versão esportiva, a JF, com 4 válvulas no cilindro.

1939 – moto para a 2ª Guerra

A empresa faz grandes quantidades de motos e bicicletas durante a 2ª Guerra Mundial. O modelo mais conhecido é a Airbone de 125 cc, conhecida como Flying Flea ou “Pulga Voadora”, em português. Com motor de 2 tempo, foi feita para ser carregada em suporte de paraquedas e lançada de aviões.

1949 – parceria com a indiana Madras Motors

Além de renovação das Bullet 350 e 500 no Reino Unido. Ambas compartilham o mesmo quadro, suspensão de braço oscilante, garfos telescópicos dianteiros e caixa de câmbio. Na Índia, K. R. Sundaram Iyer lança a Madras Motors para importar motos britânicas para a Índia. Além de Norton e Matchless, começa também a comercialização da Royal Enfield.

1952 – 800 Bullets para o exército indiano

A Madras Motors recebe um pedido de 800 Bullets de 350 cc. Os modelos chegam de Redditch no início de 1953.

1955 – Enfield Índia é criada

A Royal Enfield faz parceria com a Madras Motors para formar a Enfield Índia. Uma fábrica começa a ser construída em Tiruvottiyur, próximo a Madras.

1956 – começa produção na Índia

A fábrica de Tiruvottiyur é inaugurada e as Bullets começam a ser fabricadas sob licença. No sistema de produção adotado, as motos vinham desmontadas em “kits” e depois eram montadas em Madras. 163 unidades são montadas naquele ano.

1957 – lançada a Crusader 25

É lançada na Grã-Bretanha a Crusader 250, com 13 cavalos de potência, a moto tem alternador elétrico e bobina de ignição.

1964 – marca aposta em ‘Café Racer’

A primeira Continental GT Café racer é lançada no Reino Unido. O modelo tem tanque de gasolina de corrida, assento de competição curvado, conta-giros e escapamento especial.

1967 – fechada a fábrica em Redditch

Apenas dois modelos são mantidos em produção no Reino Unido, a Continental GT de 250 cc e a Interceptor de 736 cc, e a empresa fecha a fábrica de Redditch. A produção da Interceptor continua nas instalações subterrâneas da Enfield em Bradford, Avon.

1970 – fim das atividades no Reino Unido

A Enfield Cycle Company encerra suas atividades no Reino Unido. Motores Interceptor remanescentes são vendidos e montados em cerca de 90 quadros Metisse. A produção na Índia continua.

1977 – da Índia para a Europa

A Royal Enfield India começa a exportar a Bullet de 350 cc para o Reino Unido e Europa.

1989 – Bullet 500

A marca apresenta a nova Bullet de 500 cc e 24 cavalos. O objetivo do modelo é a exportação.

1993 – moto a diesel

A Enfield India produz a primeira moto de produção em série a diesel do mundo, chamada de Enfield Diesel. O modelo utilizava motor de 325 cc com chassi tradicional da Bullet.

1994 – grupo Eicher compra a marca

O grupo Eicher compra a Enfield India Liited e a marca passa a se chamar Royal Enfield Motors.

1997 – aventura de 40 motociclistas

Quarenta motociclistas com motos Royal Enfield fazem um passeio por Khardung La, uma viagem que é lembrada por seus terrenos difíceis.

1999 – nova fábrica

Em um parceria com especialistas austríacos da AVL, é desenvolvido um novo motor de 350 cc feito de alumínio para a Bullet. Uma nova fábrica começa a funcionar próxima a Jaipur, no Rajastão.

2001- show de equilíbrio

O Daredevils, equipe de exibição, forma uma pirâmide humana de 201 homens em 10 motocicletas Enfield de 350 cc, percorrendo uma distância de mais de 200 metros, em 2001 — Foto: Divulgação

O Daredevils, equipe de exibição, forma uma pirâmide humana de 201 homens em 10 motocicletas Enfield de 350 cc, percorrendo uma distância de mais de 200 metros.

2002 – lançamento da Thunderbird

A empresa lança na Índia a estradeira Thunderbird, oferecenco o câmbio de 5 marchas pela primeira vez desde 1965. Em Redditch, no Reino Unido, evento de fãs da marca reúne mais de 1.000 motos.

2008 – exportações da Classic 500 EFi

A Royal Enfield começa a exportar a Classic, primeira motocicleta com motor EFi de 500 cc. em 2009, a empresa aposta no motor UCe de 500 cc na Índia.

2011 – começa o ‘One Ride’

A empresa inaugura o seu “One Ride”, evento que estimula usuários da marca a darem um passeio de moto no primeiro domingo de abril de cada ano. Nova fábrica começa a ser construída em Oragadam, próximo a Chennai.

2013 – começa produção em Oragadam

A primeira moto da marca é produzida em Oragadam. Neste ano, a empresa também retorna com a Continental GT, 49 anos após a lançamento da primeira moto. Construída sobre um novo chassi, a Continental segue o estilo Café Racer.

2015 – chegada aos Estados Unidos

A primeira subsidiária da empresa é inaugura nos Estados Unidos, em Milwaukee, Wisconsin, terra da Harley-Davidson.

2016 – Himalayan é a primeira aventureira da Royal

A empresa resolve entrar em um novo segmento com o lançamento da Himalayan, sua primeira aventureira.

2017 – Royal Enfield no Brasil

Marca cria sua subsidiária brasileira e começa a importar motos da Índia para o Brasil.

Fonte: https://g1.globo.com/