É muito importante que todo motociclista conheça muito bem os componentes de sua moto e saiba como eles funcionam. O filtro de ar, por exemplo, é uma peça muito simples, mas de grande importância para o bom funcionamento dela.

Além de fazer uma manutenção preventiva adequada, é preciso conscientizar os clientes da oficina sobre a necessidade de fazer a troca dessa peça no momento certo. Por isso, acompanhe este post e entenda a importância do filtro de ar para motos!

Qual a função do filtro de ar para motos

A função de todo filtro é remover as impurezas do ar para que haja uma mistura ar-combustível ideal para a queima, já que é preciso oxigênio para que o processo de combustão, que gera a potência para girar o motor, aconteça. Mas o ar não é o único componente que precisa ser filtrado para a mistura, por isso, uma motocicleta também possui filtros de combustível e de óleo.

Eliminando as partículas presentes no ar que participam da queima de combustível no motor, ele funciona como se fosse o pulmão do motor da sua moto, sendo essencial para que o motor trabalhe com eficiência e para prolongar a vida útil de suas peças, como pistões, cilindros e anéis.

Problemas causados pelo mau estado do filtro de ar

Se você deixar de fazer a troca do filtro de ar para motos no momento certo, é provável que logo comece a sentir alguns problemas no motor. É lá que as partículas que o filtro não conseguir reter vão parar.

Além de prejuízos no desempenho do motor de sua moto, o filtro de ar em mau estado também pode danificar seus componentes internos. O acúmulo de impurezas dentro do motor causa um desgaste acelerado de suas peças.

Veja os 4 principais problemas causados pelo filtro de ar em mau estado:

1. Aumento no consumo

Um dos principais problemas causados pelo filtro de ar sujo ou em mal estado de conservação, é o aumento significativo do consumo de combustível. Em alguns casos mais graves, o consumo chega a ser 30% maior que o normal.

Isso acontece porque, com o filtro de ar incapaz de remover todas as partículas, o processo de combustão fica comprometido, já que menos oxigênio (necessário para a queima do combustível) entra no motor.

2. Quebra de peças internas

Outro problema grave da falta de manutenção ou troca do filtro é a quebra de componentes internos do motor. Como se sabe, os motores funcionam sob um regime intenso de temperatura e pressão, com peças em contato constante como os pistões, bielas e as camisas.

Quando uma partícula de sujeira, por menor que seja, entra no motor, ela age como uma espécie de lixa que vai desgastando as peças com o tempo. No caso de pequenas pedras e detritos, o caso é ainda mais grave, já que esse tipo de sujeira tem dureza suficiente para trincar a cabeça do pistão ou mesmo entortar as válvulas.

3. Perda de potência

A ingestão de poeira e componentes nocivos ao motor, com o tempo, provoca a perda de potência. Isso pode acontecer devido aos fatores citados nos tópicos anteriores, mas também pode ocorrer quando o filtro está tão ruim que acaba bloqueando a passagem de ar.

O motor precisa da mistura certa de ar-combustível para poder funcionar e, quando falta ar para a combustão, o motor perde a potência. Esse problema também é conhecido popularmente como “motor xoxo”.

4. Problemas no sistema de ignição

Quando o cliente reclama que a moto começou a apresentar algumas falhas em marcha lenta isso também pode ser um problema causado pelo filtro de ar em mau estado, mas dessa vez no sistema de ignição.

Na maioria das vezes, o acúmulo de poeira e contaminantes (tudo que não é oxigênio e combustível na câmara de combustão) dentro do motor, com o tempo, leva à inibição das velas. Com a superfície de contato que produz a faísca coberta de sujeira, ela vai ficando mais fraca até parar de vez.

Uma análise rápida no histórico de troca das velas pode ajudar a identificar se esse problema passou despercebido, já que trocas muito frequentes podem ser causadas pela falta de manutenção no filtro.

Como fazer a manutenção preventiva do filtro de ar

O filtro de ar é uma peça muito simples e sua manutenção é de baixo custo. Por isso, além de fazer a limpeza rotineira quando a motocicleta estiver na oficina, conscientize seus clientes sobre a importância de fazer sua troca regularmente.

Afinal, para ele valerá muito mais a pena que o mecânico dedique alguns minutos da revisão para fazer a verificação do filtro de ar do que esperar pelos problemas em série esse componente em mau estado pode causar.

Fazendo a limpeza do filtro de ar

Caso o filtro de ar da sua moto já esteja cheio de impurezas, pode ser que apenas uma limpeza resolva este problema. Mas, para isso, é preciso tomar essa medida de maneira periódica para evitar que as partículas fiquem totalmente aderidas aos poros do filtro.

A melhor maneira de fazer a limpeza do filtro é utilizando apenas água e sabão. Você também pode utilizar querosene nessa tarefa, pois ele ajuda a dissolver a sujeira acumulada. Evite produtos químicos mais agressivos, pois eles podem diminuir a vida útil da sua peça.

Trocando o óleo do filtro de ar

Muitas pessoas não sabem, mas existe um óleo específico para a lubrificação do filtro de ar. Ele possui propriedades específicas para esse fim, como viscosidade e componentes químicos especiais.

Ele é fundamental para reter as impurezas que passam pela peça, portanto, é importante renová-lo ao fazer a limpeza. Para isso, basta espalhar o óleo lubrificante pelo corpo do filtro de ar.

Identificando a hora da troca

Não existe um momento exato para se fazer a troca do filtro de ar em uma motocicleta. A recomendação é realizá-la depois que as limpezas não forem mais suficientes para recuperar as propriedades da peça.

Porém, como um bom parâmetro de apoio e também como indicado na maioria dos manuais de fabricantes, o ideal é verificar a sua condição a cada 10 mil km. E lembre-se: deixe sempre claro para o cliente que, se ele tiver alguma dúvida, pode contar com um profissional da oficina para auxiliar com dúvidas e também a troca do filtro de ar.

O filtro de ar é um componente extremamente importante para o bom funcionamento da motocicleta e nunca pode ser esquecido durante um check-up na oficina.

Fonte: https://chiptronic.com.br