A cada ano, o mercado de motocicletas apresenta novidades aos amantes das duas rodas. Elas vão desde acessórios, sistemas eletrônicos e melhorias de segurança até aquele que é o principal componente de qualquer veículo, o motor.

O que muitos não sabem é que existem diferentes tipos de motores de motos que se adequam às necessidades de cada motociclista. Continue lendo este post e descubra qual o tipo de motor ideal para você!

Monocilíndrico

Esse é o motor de configuração mais simples utilizado nas motocicletas atualmente. Possui apenas um pistão e menos peças internas, o que permite seu tamanho compacto. Pode ser encontrado principalmente em motos de baixa cilindrada, como na CG 150 da Honda.

Sua maior característica é a capacidade de gerar torque mesmo em baixas rotações, tornando-o ideal para situações que exigem força, como superar um obstáculo ou o “anda e para” do trânsito das grandes cidades. O baixo consumo de combustível também é uma vantagem desse tipo de motor.

Sua grande limitação, contudo, é consequência da sua vantagem. Como o motor monocilíndrico começa a trabalhar mais cedo, logo nos primeiros giros, seu alcance costuma ser mais curto. A vibração produzida em maiores velocidades também pode torná-lo desconfortável para uma viagem mais longa.

Bicilíndrico

Como é fácil de prever, esse tipo de motor trabalha com dois cilindros e dois pistões. Seu objetivo é desenvolver o torque em faixas médias de giros, proporcionando maior estabilidade e conforto. São muito encontrados nas motocicletas estradeiras, como as famosas Harley-Davidson.

Seus cilindros podem estar dispostos em paralelo, em V, ou em L, o que confere algumas características:

  • Em paralelo, o curso reduzido do pistão garante maior potência e velocidade final em alta rotação;
  • Em V, o motor oferece um torque progressivo, baixa vibração e direção suave;
  • Em L, o diferencial é o torque explosivo em médias rotações, porém, não é muito progressivo.

Devido à sua ótima performance em respostas e retomadas, os motores bicilíndricos têm sido utilizados por algumas equipes em competições de motovelocidade, como a MotoGP.

Tricilíndrico

Apesar de ainda estar longe de ser popular, o motor de três cilindros vem conquistando espaço no mercado graças ao seu grande potencial. Ele é capaz de desenvolver uma rotação maior do que o motor de dois cilindros, com um nível muito baixo de vibração. A montadora inglesa Triumph é uma das que mais utilizam motores tricilíndricos em suas motos.

Seu bom funcionamento em médios e altos giros garante um ótimo desempenho da aceleração e das retomadas. Isso faz com que as motocicletas com esse tipo de motor sejam ideais para quem tem um estilo mais arrojado e esportivo ao pilotar.

Tetracilíndrico

Maiores, mais complexos e mais caros que os modelos anteriores, os motores tetracilíndricos são perfeitos para aqueles que gostam de fazer longas viagens sobre duas rodas. Sua baixíssima vibração e alto desempenho em médias e altas rotações garantem um bom aproveitamento nas estradas.

Seu ponto fraco é o baixo torque em rotações mais baixas, o que faz com que as motos equipadas com motor tetracilíndrico não sejam as melhores opções para o trânsito carregado das cidades.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de motores de motos?

Fonte: https://chiptronic.com.br/