A manutenção preventiva, como o próprio nome já diz, não deve ser feita quando a moto apresenta um ou dois problemas de funcionamento.

Ela deve ser feita justamente para prevenir o motociclista de se encontrar com o pisca-alerta ligado, nos acostamentos da cidade.

Em geral, não é necessário ter muito conhecimento mecânico para fazer a manutenção preventiva da sua moto, mas vale a regra máxima: os apaixonados por motos devem conhecer, no mínimo, as peças delas, e saber como elas se encaixam em toda a engenharia da máquina.

Continue acompanhando este post e entenda por que é tão importante fazer manutenção preventiva da sua moto:

A importância da manutenção preventiva

Ir e vir diariamente para os seus destinos permite que, além de agilidade para cruzar a cidade, os condutores vejam cenas características com outros motociclistas — como o aumento nos espaços de frenagem e uma roda travada, decorrente de uma corrente frouxa solta, entre outras dores de cabeça que poderiam ser evitadas.

Sendo algo fácil de aplicar no seu dia a dia, com consequências altamente benéficas para a moto e o seu condutor, listamos alguns pontos que merecem a devida atenção na hora da manutenção preventiva da moto.

O que analisar

Pneus e rodas

Crie o hábito de, semanal ou quinzenalmente, checar o estado de conservação dos pneus. Por causa do desgaste que acontece com o tempo, é importante estar sempre de olho se não há objetos pontiagudos presos neles, como pregos e cacos de vidro.

A calibragem também deve ser parte desta rotina. Como o excesso de peso contribui para aumentar o consumo dos pneus, mantenha-os cheios, da mesma maneira que uma inspeção nas rodas garante que o ar não vaze — o que tende a acontecer quando ocorrem trincas ou amassados neles.

Corrente

Basta uma lubrificação rotineira — a cada sete ou dez dias — na corrente com óleo ou graxa (em spray) e você aumentará exponencialmente a chance de ter a corrente intacta por mais tempo. Atenção: graxa normal e solventes são prejudiciais à manutenção das correntes, pois ressecam os componentes dela com o tempo.

Além disso, a regulagem deve ser feita periodicamente, pois a folga dela na moto pode permitir que escape, travando a roda. Quando chegar o momento de substituí-la, não é recomendado o corte dos elos da corrente, que prejudicam o desempenho e resistência da moto.

Luzes

Velozes e discretas, se comparadas aos modelos robustos de carros, como SUVs, por exemplo, as motos dependem muito de toda a visibilidade proporcionada pelas luzes delas. Ao dar partida na moto, verifique se todas as luzes se acendem.

Fazer essa checagem é fundamental — seja de dia ou à noite. O melhor é que a troca de lâmpadas — com exceção do farol — pode ser feita em casa, é uma tarefa simples e rápida de se concluir.

Cabos e comandos

Com uma rápida, porém minuciosa observação é possível perceber se os cabos estão conectados e em bom estado de conservação. Para que a vida útil deles seja ainda mais prolongada, vale a pena usar óleo fino, a cada 30 dias, nos cabos de embreagem de modelos que funcionem dessa maneira. Isso permite que o atrito seja reduzido, e a passagem de marcha mais facilitada.

Gasolina e o óleo da moto

Ao realizar a manutenção preventiva, estenda a sua atenção ao óleo e à gasolina utilizada. O nível de óleo deve ser conferido com frequência — uma vez por semana ou a cada 15 dias — e, para a gasolina, uma dica: não escolha o posto de abastecimento apenas pelo preço. Isso pode custar caro ao motor da moto, posteriormente.

Essas são práticas e acessíveis no dia a dia, não é mesmo? Tenha sempre em mente que elas são capazes de te livrar de muitas dores de cabeça e prolongar a vida útil da sua moto. Por isso a manutenção preventiva é tão importante.

 

Fonte: chiptronic.com.br