Primeiro de tudo, saiba que moto não é carro. O jato de água não faz mal ao carro porque ele tem carroceria cobrindo o motor, freios, cabos etc. Na moto devemos proteger algumas partes.
Comece colocando um tampão no escapamento para evitar a entrada de água. Conheça alguns truques simples para você mesmo lavar, economizar uma grana e preservar a moto.
Querosene e solventes – Muitos componentes móveis da moto são protegidos por anéis de borracha (os chamados retentores), na corrente e juntas como balança, suspensão, pedal de câmbio e outros. Ao jogar querosene por cima de tudo estas borrachas sofrem um ressecamento e irão rachar, perdendo a capacidade de vedar a entrada de sujeira ou permitindo o vazamento de óleo. Um produto muito barato, simples e fácil de encontrar é o óleo diesel. Ele faz a mesma função do querosene, sem atacar as borrachas e plásticos.
Também evite o Solupan, um produto químico altamente agressivo para a parte externa do motor. Existem vários produtos específicos para lavagem de carro e moto que removem a sujeira sem agredir a pintura nem os cromados.
Proteção – Use óculos de proteção, luvas cirúrgicas, pincel macio, uma vasilha, um balde, panos, esponja e a mangueira. Para borrifar o óleo diesel use aqueles mesmos borrifadores de plástico para regar plantas. Mas não use depois nas plantas!
Lavagem – Comece borrifando diesel nas partes onde normalmente grudam as sujeiras mais renitentes, debaixo do motor, nas áreas onde respingam óleo de corrente, por baixo dos pára-lamas (que ficam respingados de asfalto derretido), cárter, balança traseira, bengalas, roda traseira (sem atingir o disco ou cubo de freio), raios e bloco do motor. Logo depois jogue água com a mangueira, sob pressão, só para retirar o diesel.
Mergulhe a esponja na água com o detergente próprio para lavagem e ensaboe a moto toda até ficar coberta de espuma. Comece sempre de cima para baixo, da parte mais limpa para a parte mais suja. Enxágüe com cuidado, sem pressão, até sair todo sabão. O banco pode ser esfregado com uma escova de cerdas macias, principalmente se for colorido (azul, amarelo, vermelho).
Acabamento – Enxugue com um pano macio (as fraldas de pano, ou camisetas velhas são excelentes). Destape o escapamento e ligue o motor só por uns 30 segundos para tirar a umidade. Enxugue principalmente as partes cromadas para evitar a formação de ferrugem. Comece de cima para baixo e depois de tudo seco, volte a ligar o motor por uns dois minutos só pra secar tudo.
Depois vem os cuidados básicos: polimento e cera, mas só a cada dois meses. Nas peças cromadas use limpa prata, com cuidado de usar esponja para espalhar a cera e estopa ou algodão para tirar o excesso e dar brilho. Nas peças de plástico, use cera à base de silicone para não ressecar o plástico. No tanque pode-se usar cera automotiva. Mas um aviso: eu não recomendo o polimento do tanque (nem encerar o banco) porque fica tudo muito escorregadio.
Mais dicas:
Nunca, passe produtos químicos nos pneus, o “pneu pretinho”, porque a química resseca a borracha.
Após a lavagem, lubrifique a corrente com óleo 90 em spray ou graxa branca em spray. Também lubrifique o cabo de embreagem com óleo fino.
Cuidado nas primeiras frenagens porque o sistema de freios estará molhado e frio.
Lave a moto em intervalos maiores de 15 dias, melhor ainda a cada 30 dias.
Aproveite a lavagem para verificar o desgaste de peças, checagem das lâmpadas e regulagens diversas.
Os mais cuidadosos e pacientes podem retirar o tanque e banco, mas não jogue água nestas partes, limpe apenas com pano úmido.
Fonte: https://www.webmotors.com.br/