Motoclubes são associações de pessoas que apreciam motociclismo. Esses clubes são organizados com finalidade de estabelecer relações de camaradagem e amizade, promovendo sinergia entre os membros. Eles organizam passeios e encontros para confraternizar e manter contato com os componentes e, claro, andar de moto.

No Brasil, o primeiro motoclube criado foi o Moto Club do Brasil, em 1927, no estado do Rio de Janeiro. Anos depois, foi criado o Motoclub de Campos, em 1932, também no Rio. Na mesma época, nos Estados Unidos, surgiram motoclubes com regras rígidas e que ficaram bem conhecidos, como o Motormaids, grupo formado só por mulheres.

Algumas pessoas possuem uma imagem negativa de motoclubes. Provavelmente, essa percepção foi criada na década de 50, quando a mídia passou a expor a imagem de que participantes de motoclubes eram arruaceiros, desordeiros e bandidos. Tal imagem foi reforçada por filmes de Hollywood, como o filme ‘The Wild One’, ou traduzido ‘O Selvagem’, estrelado por Marlon Brando.

Entretanto, na década seguinte, a imagem dos motociclistas foi alterada no cinema. A imagem romântica dos amantes de moto, que atribuiu a eles a sensação de liberdade e resistência ao sistema, alcançou o auge com o filme ‘Easy Rider’, também conhecido pelo nome ‘Seu Destino’, que foi estrelado por Peter Fonda e Dennis Hopper. Com o tema musical ‘Born to be Wild’, o filme virou referência quando se pensa em filmes envolvendo motociclistas.

Para fazer parte de um Motoclube é necessário e imprescindível seguir as regras e normas do grupo que você irá se associar. Cada um possui seu regulamento e leis internas, portanto o que vale para um não valerá para outro necessariamente. Exemplos de regras dentro de motoclubes são:

  • Respeito à hierarquia (presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro)
  • Respeito às regras de trânsito
  • Respeito às regras do encontro e das viagens
  • Não tirar satisfação sozinho em caso de problemas com outros motoclubes. Reportar-se sempre ao presidente do clube que você faz parte, para que ele resolva com o presidente do outro clube (integrante não resolve nada com outro integrante)
  • Respeitar o ordenamento do comboio nas estradas
  • Responder as convocações, apresentando justificativa caso não possa comparecer
  • Obrigatoriedade de comparecer nos encontros de calendário fixo, com possibilidade de aplicação de punições ou sansões

Ou seja, para fazer parte de um motoclube é preciso disciplina e dedicação, além de respeito entre os membros e entre outros grupos.

O maior clube de motos do Brasil, atualmente, é a irmandade Bodes do Asfalto, mas o posto já foi do grupo Os Abutres. No mundo, o maior motoclube é o Hells Angels, dos Estados Unidos, que possui clubes no Brasil.

Fonte: https://www.bidu.com.br