Por acaso você já se pegou bambaleando entre os carros em baixa velocidade?

Ou andando alternando os pés no chão, como se fosse uma criança empurrando uma motoca? Geralmente esses são sintomas de falta de domínio da sua moto em baixa velocidade, e isso atinge mesmo alguns pilotos já experientes. Saiba como melhorar suas técnicas de pilotagem

Em um post anterior, falamos sobre a importância do olhar. Essa é, sem dúvida, a dica mais importante de todas. Agora, vamos partir para a segunda dica: como controlar a moto em baixa velocidade.

Por acaso você já se pegou bambaleando entre os carros em baixa velocidade? Ou andando alternando os pés no chão, como se fosse uma criança empurrando uma motoca? Geralmente esses são sintomas de falta de domínio da sua moto em baixa velocidade, e isso atinge mesmo alguns pilotos já experientes, especialmente os de motos grandes.

E porque isso não é bom? Se os seus pés estão no chão, você será obrigado a frear usando apenas o dianteiro, e isso desestabiliza a moto em baixa velocidade. Faça essa experiência: use apenas o freio traseiro em baixa velocidade, e veja como é mais fácil manter a trajetória. Depois, refaça o mesmo percurso usando apenas o dianteiro.

Mas o truque que vai fazer sua pilotagem melhorar em baixa velocidade é pressionar levemente o freio traseiro e continuar acelerando. Basta manter a sua embreagem naquela zona que fica pouco antes dela estar completamente acoplada, enquanto você acelera e pressiona levemente o freio traseiro. Assim a moto vai ficar ereta, e você terá mais controle da velocidade usando a embreagem. Afinal, só com o acelerador você não consegue fazer as correções de velocidade para manter a moto andando em velocidades tão baixas.

Imagem: divulgação

Essa técnica é particularmente útil na hora de andar entre o corredor, especialmente quando você é obrigado a contornar um carro ou obstáculo (situação onde muitos colocariam instintivamente o pé no chão) e também na hora de fazer um retorno em U apertado.

 

Fonte: www.magnetron.com.br