A motocicleta tornou-se um meio de transporte prático no dia a dia das mulheres que necessitam ir e vir, seja para o trabalho, faculdade, academia, etc.

E seja para compor o look ou pela praticidade de não ter que trocar de calçado, muitas mulheres pilotam moto de salto.

Ok, mulheres amam salto alto, pois além de ser estiloso, deixa a mulher mais bonita e elegante.Os homens olham com espanto ao ver uma mulher se equilibrando no salto agulha, seja de scooter, motos médias ou grandes. Como elas conseguem? Indagam com olhar assustador.

Que muitas mulheres conseguem essa façanha é fato, no entanto, o que a lei diz sobre pilotar de salto? Há risco de ser penalizada com multa por pilotar de salto?
Pesquisamos o Código Nacional de Trânsito, e no Art. 252,parágrafo IV, diz que é infração se o condutor estiver:

“… usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais. “

A lei não explica muito, pois muitos sapatos de salto se firmam nos pés.

Assim, em contato com o Conselho Nacional de Trânsito (CONATRAN), no qual obtivemos a pronta resposta abaixo:

“Não existe nenhuma restrição na legislação e na regulamentação a respeito de calçados com salto “alto” para o condutor de veículo automotor. No entanto, é de bom senso evitá-lo, pois realmente pode ocorrer algum embaraço por inadvertência do usuário. Um condutor de motocicleta pode usar uma “botinha de salto baixo” para conduzir, levando o seu calçado da moda, com saltos altos, na mochila ou no baú e trocá-los ao chegar ao destino. Isso pode ser recomendado aos seus associados e é de muita propriedade.

Atenciosamente, ATEC / CONTRAN”

Já sabemos que não vamos receber multa de trânsito por andar de salto alto. Porém como fica a questão de segurança?

Para evitar que o pedal da marcha estrague a parte de encima existem alguns protetores de calçados bem baratos que ajudam a proteger os sapatos. Porém não descobrimos ainda solução para evitar que o pedal de apoio não estrague o salto.

Se você não tem baú ou não tem espaço para carregar bota ou tênis com a finalidade de pilotar, uma opção prática para não estragar o sapato pode ser a sapatilha de bolsa, elas são feitas de couro, são dobráveis, não ocupam espaço e ainda vem com uma bolsinha.

Fonte: https://www.mulheresdemoto.com.br/