Os cuidados com uma moto devem ser constantes, pois, por ser um veículo de mecânica simplificada, otimizando espaço, o uso diário causa impactos maiores sobre seus componentes. Nesse sentido, a regulagem da embreagem é um dos serviços que precisam ser feitos sempre que uma moto chega na oficina.

Afinal, principalmente nas cidades, o sistema é bastante exigido e, caso não tenha uma manutenção correta, pode sofrer desgaste prematuro e ocasionar outros problemas. Por isso, não é raro receber motociclistas reclamando que o motor está sem força, que está com dificuldades em encontrar o ponto morto ou que a embreagem da moto está patinando.

Todas essas situações — entre outras — são sintomas de falhas no sistema de embreagem. Assim, para que você possa entregar um serviço de primeira para seu cliente, daremos algumas dicas para fazer a regulagem e a manutenção desses componentes com praticidade e precisão. Confira!

Problemas mais frequentes que fazem a embreagem patinar

Uma das reclamações mais comuns dos motociclistas, após certa quilometragem rodada, é que o motor está “sem força”. Ou seja, ao acelerar sua moto engatada e embreada, a força transmitida para a roda traseira não é compatível com a rotação do motor.

Quando isso acontece, a primeira coisa que se deve observar é a condição do conjunto de embreagem e de todo seu sistema, pois são muitos os motivos que podem levar a esse problema. Abaixo, falaremos sobre os mais frequentes.

Desgaste dos discos e separadores da embreagem

Os componentes da embreagem têm um desgaste natural que ocorre com o uso diário, que pode ser mais severo, reduzindo a vida útil, ou ideal, fazendo com que sua duração seja longa. De qualquer forma, quando os discos perdem seu revestimento ou os separadores ficam desgastados, o atrito entre eles é menor, fazendo com que patine, gire em falso, mesmo a moto estando embreada.

Molas sem pressão

Neste caso, são as molas que perdem sua elasticidade por conta do fim de sua vida útil. Assim, o retorno delas fica fraco, sem a pressão necessária para que o conjunto se acople.

Superaquecimento por uso incorreto

O superaquecimento ocorre quando há uso em excesso do manete para controlar a pressão nos discos de embreagem, fazendo com que ela funcione com pouco atrito por um longo período. As situações mais comuns que acontece o uso incorreto são:

  • subidas, segurando a moto com o acelerador e a embreagem;
  • manobras em baixa velocidade em meio ao trânsito;
  • manete desregulado;
  • apoio recorrente da mão no manete.

É importante frisar para o cliente que o superaquecimento da embreagem é muito perigoso. Afinal, não só desgasta o conjunto prematuramente, como pode ferver o óleo, que também lubrifica o motor.

Uso de kit de embreagem incompatível

Caso o kit de embreagem não seja o correto para o modelo da motocicleta, ele poderá patinar. Pois, ao instalar um conjunto diferente do projetado para aquele motor, a carga de pressão e a força de atrito não corresponderão à potência da moto.

Sistema de embreagem desregulado

Com a embreagem desregulada, a moto pode patinar, já que a tensão do cabo ou o aperto do conjunto, no caso de uma moto semiautomática, são desproporcionais ao necessário para que os discos fiquem pressionados. É quando dizemos que a embreagem está muito alta, fazendo com que os discos e separadores percam atrito e “queimem”, girando em falso.

A desregulagem do sistema também pode manter a moto embreada constantemente, dificultando para o motociclista colocá-la em ponto morto. Por isso, deve ser conferida em todas as motocicletas que entrarem em sua oficina.

Dicas para fazer a regulagem da embreagem de uma moto

Alguns proprietários acreditam que a regulagem da embreagem deve ser feita conforme o conforto na pilotagem. No entanto, essa ideia está equivocada e pode ocasionar problemas nos componentes do conjunto, levando ao desgaste prematuro.

A motocicleta, como qualquer veículo, foi projetada em detalhes e dimensões para que suas peças trabalhem da forma mais eficiente possível, entregando o desempenho de fábrica e garantindo a vida útil de seus componentes. Qualquer modificação nesses parâmetros influencia todo o conjunto mecânico.

Com a embreagem não é diferente. Tanto deixá-la muito alta como muito baixa, por mais que seja agradável à pilotagem do proprietário, modificará o curso do conjunto. Portanto, o correto é seguir o indicado pela montadora do veículo, seja em uma moto com câmbio manual, seja em uma com câmbio semiautomático.

Regulando uma moto com câmbio manual

Para regular a embreagem de motocicletas com câmbio manual, é preciso verificar a folga no manete e no braço de acionamento, que fica junto ao conjunto. Via de regra, as montadoras das motocicletas descrevem, no manual do proprietário, o intervalo que deve ser deixado no manete entre a posição original e o início do acionamento da embreagem.

Geralmente, essa folga recomendada é de 10mm a 20mm, medida na ponta do manete. Para regulá-la, siga o passo a passo abaixo:

  • retire o guarda-pó que cobre a conexão do cabo com o manete;
  • abra a rosca reguladora e a contraporca até que o manete fique sem folga;
  • no braço da embreagem, solte as porcas de ajuste;
  • empurre o braço até tirar a folga dele, também. Estique o cabo e aperte as porcas novamente, com a ajuda de chaves apenas para firmá-las;
  • volte ao manete e aperte a rosca reguladora, conferindo a folga com uma régua;
  • ao atingir o intervalo recomendado pela montadora, aperte a contraporca.

Regulando embreagem de câmbio semiautomático

Em motos com câmbio semiautomático, a embreagem é acionada no próprio pedal trocador de marchas. Dessa forma, a regulagem é realizada diretamente no conjunto da embreagem, sendo a folga medida no pedal.

No geral, as montadoras indicam um intervalo padrão no pedal de 14mm a 18mm. Sua regulagem é feita da seguinte forma:

  • no pedal de marcha, confira a folga pressionando-o para trás;
  • meça com uma régua o deslocamento do pedal na sua parte dianteira;
  • com o motor desligado, retire a tampa da embreagem;
  • afrouxe a contraporca e gire o parafuso de regulagem até ficar sem pressão (mais ou menos uma volta no sentido anti-horário);
  • aperte o parafuso (sentido horário) suavemente, até sentir resistência. Retorne-o 1/8 de volta (sentido anti-horário);
  • verifique o pedal novamente, conferindo se a folga está de acordo com o recomendado;
  • fixe o parafuso do conjunto de embreagem com uma chave de fenda e aperte a contraporca;
  • recoloque a tampa da embreagem.

É importante que a regulagem da embreagem seja feita sempre, como já dissemos, pois ela é essencial para que o componente tenha eficiência na entrega da potência do motor. Ainda, é primordial para sua conservação.

Além da regulagem, outras boas práticas, principalmente por parte do motociclista, são necessárias para alongar a vida útil do sistema. Veja no tópico a seguir algumas orientações que você pode passar para seu cliente.

Orientações para os clientes no cuidado com a embreagem

Quando um mecânico dá dicas ao cliente sobre como aumentar a vida útil dos componentes da sua motocicleta, a mensagem que é passada é de que, acima do lucro, o profissional se importa com a segurança e o conforto do motociclista, bem como, com a durabilidade do veículo.

Essa atitude é muito valorizada e, certamente, fará de você o mecânico de confiança do proprietário da moto. Satisfeito e seguro de ter tido um serviço justo e tecnicamente correto, ele indicará sua oficina para os amigos e conhecidos, tornando-o referência de credibilidade na região.

Portanto, ao entregar um serviço, dê as orientações abaixo ao proprietário da motocicleta:

  • evite sair em segunda marcha, pois é preciso maior aceleração e menos atrito entre os discos, causando maior desgaste;
  • nunca inicie bruscamente uma marcha. Esse é o momento de maior impacto no sistema;
  • não arranque com a moto, já que a saída de uma situação de imobilidade é quando se exige maior esforço e atrito no conjunto. Quanto menor a rotação do motor, menor o desgaste dos discos;
  • evite, também, reduções bruscas de marchas, desacelerando o motor na embreagem. Use esse recurso apenas quando precisar do freio motor com urgência;
  • o pedal de embreagem deve ser usado somente no momento da troca de marcha e nunca para apoiar o pé;
  • não segure o veículo numa subida utilizando a embreagem, pois isso causa desgaste excessivo no sistema por causa do giro alto e da pouca fricção. Utilize os freios;
  • não ultrapasse a capacidade de carga da motocicleta, que contribui para diminuir a vida útil do conjunto, sobrecarregando-o;
  • não pilote com a mão apoiada no manete de embreagem. Essa prática faz com que o sistema fique milimetricamente desembreado, o suficiente para acentuar seu desgaste;
  • ajuste o pedal da troca de marchas. A regulagem deve tornar confortáveis tanto as trocas para baixo como para cima.

Manutenção preventiva da embreagem da motocicleta

É interessante, também, passar orientações que ajudem seu cliente a realizar a manutenção preventiva do sistema para aumentar sua vida útil.

O cuidado mais importante é, sem dúvidas, a lubrificação da motocicleta, essencial não só para o conjunto de embreagem, mas também para o motor. Como o sistema de embreagem é, na grande maioria das motos, banhado a óleo, é importantíssimo que seu cliente entenda a importância da troca do lubrificante feita no momento certo.

Além disso, o produto deve ser sempre aquele recomendado para o modelo da motocicleta pela montadora no manual do proprietário. Já o nível, precisa ser conferido periodicamente, no mínimo, uma vez por semana, seguindo as orientações do manual, completando-o se for necessário.

Dependendo do modelo da moto, o cabo da embreagem também precisa ser lubrificado periodicamente, evitando corrosões e travamentos.

Como vimos, a regulagem da embreagem da moto é essencial para a conservação da vida útil do conjunto. Além disso, outros cuidados são necessários, tanto na pilotagem como na manutenção da moto, e passar essas orientações para seu cliente fará com que sua reputação profissional seja bastante valorizada entre os motociclistas.

Fonte: https://chiptronic.com.br