A moto é um meio de transporte muito utilizado no Brasil, especialmente nos grandes centros urbanos.

Mais rápidas, econômicas e fácil de estacionar, quando comparadas com carros, elas também pode ser o mais perigosas.

Mas, apesar dos riscos, a grande maioria dos acidentes de motos poderiam ser evitados, já que as principais causas de acidentes no trânsito são a desatenção, a imprudência e o desrespeito às leis de trânsito.

Uma pesquisa realizada pela Fema, a Federação das Associações de Motociclistas Europeus, entrevistou 18 mil pessoas entre os anos de 2011 e 2015 e definiu um ranking das 13 situações que mais provocam acidentes de moto. Entre os principais motivos para os acidentes são:

Estes dados tornam possível perceber que o treinamento ruim dos motociclistas, está diretamente relacionado com as principais causas dos acidentes mais comuns.

A falta de educação no trânsito, responsabilidade de todos os integrantes desse quebra-cabeça, que também pode causar acidentes. Outro causador de quedas e batidas perigosas é o asfalto ruim, cada vez mais comum nas cidades brasileiras. Buracos, má sinalização viária contribuem bastante para o aumento de acidentes com motociclistas.

Respeito e educação

Uma boa educação no trânsito por parte de todos os atores desse complexo ecossistema, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, é a chave para reduzir o número de acidentes e seu grau de letalidade, sempre aliada a uma formação e treinamento eficientes.

Países que possuem uma grande cultura de veículos com duas rodas, têm um menor índice de mortes nas vias. Nestes locais, o motorista de hoje já foi ciclista e motociclista anteriormente e possui um entendimento do que essas categorias passam. Existe respeito e harmonia no convívio, dificilmente observados em nações onde o uso de motos não é muito comum, é recente ou ainda restrito a algumas partes da população.

Dirigir de forma atenta, cautelosa e que procure antecipar as ações dos outros condutores ajuda a prevenir que motociclistas se envolvam em acidentes. Além disso, usar sempre equipamentos de proteção, não apenas bonitos e confortáveis, mas que também tenham qualidade comprovada pelos órgãos competentes, e realizar a manutenção preventiva da moto ajuda a reduzir o número de mortes nas vias.

 

Fonte: http://blog.suhaiseguradora.com