O rastreamento atingiu outro patamar graças a evolução tecnológica dos últimos anos. Isso trouxe muitos benefícios especialmente para as empresas que precisam de controle em suas operações .

A chegada da era digital vem proporcionando mudanças constantes na forma como empresas atuam. Em alguns casos, a tecnologia foi determinante para o surgimento de novos gigantes do mercado. Um dos melhores exemplo é a UBER, que revolucionou o transporte de passageiros.

Neste artigo apresentaremos o rastreamento em 7 benefícios empresas como a UBER e também nós da Motoboy.com utilizamos para criar um modelo de negócio baseado em tecnologia e escalável, confira!

1. Redução de Custos no Rastreamento

Do mesmo modo que a tecnologia reduz os custos em vários setores, isto também se aplica no rastreamento e controle de frotas. Mas precisamos entender o contexto antes.

Com o barateamento das tecnologias, quase todo mundo tem um smartphone hoje em dia. Em 2016, segundo uma pesquisa do IBGE, cerca de 77,1% da população Brasileira, acima de 10 anos de idade, tinham um aparelho de celular próprio. E esses número são ainda maiores agora em 2018.

Levando isto em consideração, ao invés de comprar rastreadores e pagar altas mensalidades de sistemas de rastreamento ultrapassados, pode utilizar o GPS do próprio smartphone de seus motoristas e um sistema SAAS para este fim.

Hoje o valor de rastreadores, gira em média de R$150,00. Para uma frota de 100 veículos, seria um investimento de R$15.000. Fora o valor de mensalidade de software ou suporte que pagaria para conseguir realizar o rastreamento ou controle da frota.

Sendo assim, se utilizar o smartphone de seus motoristas o investimento na compra de rastreadores cairia para R$0.

Este é apenas um exemplo de redução de custos baseado nas tecnologias que possuímos hoje. Fique atento, no decorrer do artigo mostraremos outras.

2. Desempenho e Produtividade da Frota

A tecnologia de rastreamento atual, além de redução de custos pode dar uma grande ajuda na questão de desempenho da frota, de forma muito simples.

Em tecnologias como a da Motoboy.com, o rastreamento dos motoboys é feito em tempo real, pelo GPS dos celulares.  Com isso, o cliente acompanha sua entrega e fica tranquilo de que tudo está bem.

Antes de haver essa tecnologia de rastreamento, ocorria eventualmente de o motoboy de uma empresa de entregas pegar uma encomenda e depois desaparer por uma ou duas horas antes de concluir a entrega, num serviço que não deveria levar mais que 30 minutos.

Porque o cliente rastrear o motorista ou entregador é positivo? Pois assim os motoristas se obrigam a se manter na rota, evitar desvios, evitar paradas desnecessárias e assim por diante. Pois sabem que caso o cliente note, certamente irão receber reclamações e às vezes até cancelamento de corridas ou entregas. E isso afeta a imagem da empresa, o faturamento, etc.

Sendo assim, imagine com mais de um motorista, isto em grande escala. O ganho de tempo e agilidade das entregas praticamente triplicaria.

Se esta metodologia ainda é atrelada a um sistema de avaliação pelo cliente, como o da Uber por exemplo, os motoristas se obrigam a realizar o trabalho adequadamente, pois com notas baixam, deixam de receber corridas, ou em alguns casos até são retirados do serviço para manter um padrão de qualidade elevado do atendimento.

3. Informações e atualizações  em tempo real

Outra grande vantagem  quando se utiliza a tecnologia no rastreamento e controle de frotas, é que surge a possibilidade de usar outros recursos agregados. Como por exemplo, relatórios de ocorrências e status em tempo real.

Imagine que durante uma entrega, o veículo acabou furando o pneu. Como o motorista já estaria com seu smartphone, poderia enviar uma notificação a base para informar o ocorrido. Assim eles poderiam tomar uma ação e não deixar o cliente sem sua entrega.

Ou em outro caso, em que o motorista já ter concluído uma entrega. Com o celular em mãos, com um único cliente, notifica a base, e a entrega fica registrada.

Informações como estas, de ocorrências, e disponibilidade dos entregadores ou motoristas, se alinhadas com a localização da sua frota, em tempo real, melhoraria e agilizaria muito na tomada de decisões.

Outro exemplo simples, se notar que várias corridas estão sendo solicitadas de uma área específica da cidade e esta área está com poucos motoristas livres, o que pode ser feito e remanejar alguns veículos da frota para aquela região para que ela não fique “desamparada”.

A Uber faz algo semelhante, mas automaticamente através do uso do preço dinâmico. O sistema deles reconhece as áreas que estão com poucos motoristas e altas demandas de corridas. Assim o preço de corridas daquela área sobe. Pelo preço de corridas naquela área ser maior, os motoristas se deslocam para lá, para poder receber mais pelas corridas realizadas.

Estas são apenas algumas formas que a utilização de informações em tempo real podem ser utilizadas para agilizar e melhorar sua operação.

4. Automatização de Processos

Junto com as informações em tempo real, nos abre a possibilidade de realizar muitas automatizações. Além de preços dinâmicos, como aplicados pela UBER e outras empresas semelhantes.

Uma das grandes vantagens de utilizar o rastreamento por smartphones, é que normalmente os sistemas desenvolvidos para este fim, utilizam integrações com o Google Maps. Essas interações permitem pegar diversas informações, como tráfego das estradas, acidentes que ocorreram, melhores rotas de viagem e assim o sistema dá uma estimativa de chegada. E costumam ser muito precisos.

Agora tento apenas o horário de horário de chegada, baseado no que foi citado acima, de um caminhão em uma transportadora, que possui um armazém em sua base. Tendo essas informações  internamente no armazém, os gestores, por exemplo, já conseguiriam determinar o que deveria acontecer no dia dentro do armazém. Isto baseado nas informações que ele consegue em tempo real, vindo do rastreamento e as demais informações.

Assim ele poderia organizar o armazém antes do caminhão chegar, garantir o desembarque da carga de forma extremamente ágil.

Este é um simples exemplo, com um pouco de imaginação é possível aplicar o mesmo em diversos outros cenários.

5. Segurança, motorista, passageiro, carga

Algo muito vantajoso que a tecnologia trouxe, é a segurança. Isto mais voltado para transportes de passageiros, mas que também se aplicam em transportes de cargas.

Mais uma vez citando, um exemplo simples de segurança aplicada ao rastreamento, é o da UBER, que tanto como usuário do serviço, ou como motorista tem acesso. Os dois tem a possibilidade de compartilhar sua localização em tempo real ou enviar uma notificação para a polícia, com apenas um click no celular. Basicamente um “botão do pânico”.

Outra das possibilidades de segurança, é aplicar aos mapas que os motoristas utilizam pelo smartphone, um aviso de área de risco. Em mais um caso da UBER, quem tenta solicitar uma corrida de uma região perigosa, depois de certo horário, recebe uma mensagem  no aplicativo dizendo, “Infelizmente a Uber não está disponível na sua área no momento”. A empresa informou que isso ocorre nas regiões “com desafios de segurança pública”

6. Aumento da frota (Frota Descentralizada)

Se unificamos, o rastreamento em tempo real, sistemas de notificações e ou, também nos abre a possibilidade de aumentar a frota. Transformando em uma frota descentralizada.

Normalmente, as frotas sempre tem a mesma característica. Os motoristas realizam as corridas ou entrega e voltam a para a base para pegar novas corridas.

Usando as tecnologias citadas, ao invés dos motoristas terem que voltar a base, eles poderiam receber novas solicitações onde estivessem. Sempre quem solicitasse a corrida ou entrega, o motorista mais próximo e livre iria receber e realizar a corrida. E isto já é aplicado em empresas como Uber, 99pop, e até nos da Motoboy.com. Mas também é algo que pode ser aplicado em âmbito nacional por exemplo, para entregas de cargas através de caminhões.

Essa possibilidade também faz com que a produtividade cresça e diminua o consumo de combustível. E também é bom salientar que este é um dos motivos que tem feito como as empresas citadas acima se tenham tanta escalabilidade e venham crescendo tanto.

7. Uso de aplicativos e softwares

Claro, para poder realizar e aplicar tudo isso, é necessário o uso de softwares e aplicativos que possuem a tecnologia adequada.

Para quem quer apenas realizar apenas o rastreamento e controle das frotas, de forma mais simplificada, um sistema como a da cobli.co por exemplo, pode ajudar.

Nós da Motoboy.com também oferecemos esse benefício com nosso sistema para empresas de de entregas rápidas. Muito além de ter o controle de serviços em tempo real e monitoramento de frotas, oferecemos funcionalidades como cobranças automatizadas, relatórios, sistema antitrote, tudo de forma integrada.

 

Fonte: www.motoboy.com