Trocar periodicamente o óleo do motor da moto é fundamental para garantir o seu bom funcionamento. Ele lubrifica os componentes internos e diminui o atrito entre eles, evitando o desgaste prematuro.

Para que isso aconteça com maior efetividade, é preciso também saber escolher o tipo certo de óleo para moto.

Cada motor é projetado para trabalhar com um tipo específico de óleo e seguir essa recomendação dos fabricantes é muito importante. Por isso, preparamos este post para explicar as diferenças entre os tipos de óleo lubrificante e ajudá-lo a escolher o ideal para a sua moto. Confira:

Saiba a diferença entre óleo mineral, semissintético e sintético

Os tipos de óleo utilizados em motocicletas podem ter origem mineral, sintética ou ser uma mistura dos dois.

Extraído a partir de componentes do petróleo, o óleo mineral é a opção mais simples e barata. Ainda assim, pode ser utilizado na maioria dos motores mais comuns e deve ser trocado, em média, a cada 5 mil km.

As opções semissintéticas unem o óleo mineral a uma base sintética, proporcionando uma opção mais acessível para quem quer utilizar um produto de melhor qualidade no motor da sua moto. A recomendação é fazer a troca a cada 10 mil km.

Finalmente, o óleo sintético é inteiramente desenvolvido em laboratório e possui qualidade muito superior aos demais. Seu valor também pode ser maior, mas com certeza essa é a melhor opção para qualquer motor. O óleo para moto sintético dura 20 mil km, em média.

Entenda o que significam os indicadores

Os indicadores de qualidade são muito importantes na hora de escolher o óleo certo para sua moto. Consulte o manual do proprietário de sua motocicleta e utilize sempre o óleo recomendado pelo fabricante.

Indicador de viscosidade (SAE)

Essa informação é encontrada no rótulo das embalagens de óleo lubrificante na forma de dois números separados por um “w”.

O primeiro número indica a viscosidade quando frio e o segundo indica a viscosidade em temperaturas elevadas. Ou seja, quanto maiores os indicadores, mais grosso e viscoso será o óleo.

Indicador de desempenho (API)

Em temperaturas extremas, sejam altas ou baixas, a viscosidade do óleo tende a se alterar. O API indica qual é a capacidade do óleo manter essa propriedade nessas situações de pico.

Também é possível encontrar essa informação nos rótulos, procurando pela letra “S” seguido de uma outra letra. Quanto mais distante do início do alfabeto for a letra que acompanha, melhor o desempenho do óleo.

Saiba como escolher o tipo de óleo para moto

Como já dissemos, o ideal é seguir as recomendações do fabricante na hora de fazer a troca de óleo. Afinal, eles produziram o motor e sabem qual o melhor lubrificante para atender suas necessidades.

Os motores mais novos demandam óleos mais finos, de baixa viscosidade. Os que estão rodando há algum tempo podem necessitar de um óleo mais viscoso para compensar as folgas que aparecem com o uso prolongado.

É importante lembrar que você nunca deve escolher um tipo de óleo com viscosidade inferior à recomendada pelo seu manual. Quanto ao indicador de desempenho (API), você pode optar por opções de qualidade superior, jamais inferior!

Além de fazer a troca de óleo no prazo correto, existem outros cuidados preventivos que todo motociclista deve se atentar.

Fonte: https://chiptronic.com.br/