Para Gutenberg Santos Silva, 34 anos, instrutor de pilotagem do Centro Educacional de Trânsito Honda de Recife (PE), há quatro anos, “a motocicleta tem suas características físicas e um comportamento dinâmico, diferente de outros veículos”. Ele recomenda que os motociclistas procurem se informar sobre a motocicleta e busquem cursos para treinar a pilotagem. A pedido do Mobilidade, Gutenberg dá dez dicas práticas de como rodar de moto com segurança no trânsito urbano.

 

1 – Retrovisores

Para Gutenberg, o ideal é manter sempre os espelhos retrovisores originais, que foram projetados para a motocicleta. Ajuste-os antes de partir com sua moto de forma que você enxergue parte de seus ombros. “Mesmo nas motos, existem pontos cegos. Por isso, é importante sempre dar uma breve olhada para trás, antes de mudar de faixa”, esclarece.

2 – Sinalização

Respeite sempre as sinalizações de trânsito, tanto as de advertência (amarelas) como as de regulamentação (brancas). Elas servem para alertar o motociclista dos perigos e condições da via. Uma placa de “escola” indica que pode haver crianças na via e é melhor reduzir a velocidade.

“As lombadas também servem para reduzir a velocidade e têm um motivo para ser instaladas. Não salte as lombadas nem passe pela lateral delas, no espaço entre a lombada e a guia. O piso ali costuma ficar sujo e pode causar perda de aderência”, afirma Gutenberg, criticando o mau hábito de muitos motociclistas.

3 – Garupa

Ao levar garupa, lembre-se de que ele deve usar o equipamento completo de proteção, como o piloto. O passageiro deve se sentar o mais próximo possível do motociclista e segurar na cintura. “Isso equilibra o peso e facilita a maneabilidade da moto”, diz Gutenberg. O passageiro nunca deve tentar controlar a moto nem tirar os pés da pedaleira, alerta o instrutor.

4 – Frenagem

Quando precisar frear a motocicleta, mantenha o corpo ereto e os joelhos no tanque, “para manter a trajetória reta”, diz Gutenberg. Use 70% da força no manete de freio dianteiro, não desengate a marcha nem aperte a embreagem para que o freio motor ajude a parar a moto. Use também o freio traseiro, acionado no pedal, mas com parcimônia para não derrapar. “Vale lembrar que, nas scooters, os dois freios são acionados nas mãos: o manete direito aciona o freio dianteiro; e o esquerdo, o traseiro”, destaca Gutenberg.

5 – Condução noturna

Segundo o instrutor de pilotagem da Honda, é importante tomar cuidado ao pilotar à noite, pois a visibilidade fica prejudicada. Use roupas claras ou jaquetas com tecido refletivo para ser visto. “Reduza também a velocidade, pois até mesmo a sua visão e percepção dos obstáculos à frente ficam prejudicadas”, conclui Gutenberg.

 

 

Fonte: https://mobilidade.estadao.com.br/

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