Está prestes a viajar com a sua motocicleta?

Quem o faz com frequência sabe que é normal nos preocupamos antes de iniciar uma viagem – afinal, quem nunca sofreu com imprevistos? Portanto, quando se pretende fazer uma viagem em duas rodas, o planejamento tem que ser extremamente meticuloso, pois você poderá estar sozinho, rodará por muitas horas e não terá um teto para descansar – caso algo aconteça. Por isso, vale anotar essas dicas básicas, porém super importantes:

1 – Manutenção

Por incrível que pareça, muita gente não faz uma revisão da moto antes de viajar. Mas é importante verificar se sua moto tem condições de fazer uma longa viagem. Itens importantíssimos são os pneus, pois nem sempre é possível carregar um extra – ao contrário dos carros, onde isso pode ser feito facilmente. Portanto, verifique se eles estão em perfeito estado e troque-os caso estejam desgastados ou carecas. Afinal, tenho certeza de que a última coisa que você deseja é ficar parado na estrada e sem nenhuma loja por perto que venda o modelo adequado para a sua motocicleta.

2- Acomodação e paradas

Planejar suas paradas agora está mais fácil e barato do que nunca. Aplicativos como o Airbnb trazem boas opções e facilidades quando se trata de acomodação: você pode alugar um quarto ou um apartamento com apenas um clique, e essas locações tendem a ser muito mais em conta do que qualquer quarto de hotel. Outro aplicativo interessante é o do PedidosJá, grande empresa de delivery que cobre o Brasil inteiro, que te localiza pelo GPS ou CEP e mostra quais restaurantes estão disponíveis para fazer entregas. Por último, para turistar, vale a pena dar uma olhada no Fieldtrip (em inglês), aplicativo que mostra bares, restaurantes e pontos turísticos que se encontram perto do usuário.

3 – Mapas

O sinal de internet é inconstante em estradas, especialmente se você estiver longe de cidades grandes. Por isso, é extremamente importante possuir um mapa offline para os momentos que ficará sem 3G/4G. Você sabia que o Google Maps oferece esta opção?

4 – Hidratação e alimentação

Viajar de moto requer cuidados com o corpo também. Por isso, carregue barras de cereal e garrafas d’água para manter-se hidratado e com os níveis de açúcar sob controle. Além disso, procure dar uma pausa a cada 2 horas para alongar o corpo. Lembre-se: você está no comando, logo, sua cabeça e seu corpo precisam estar funcionando muitíssimo bem.

5 – Sono

Quando você for parar para descansar, descanse mesmo! Durma o suficiente e evite ingerir cafeína, pois dirigir com sono é a causa de 20% dos acidentes de trânsito. Então, respeite os seus níveis de energia para evitar problemas na estrada.

 

Fonte: viagemdemoto.com