O crescimento na venda de motos e, principalmente, scooters, mostra que muita gente enxerga os veículos de duas rodas como uma solução de mobilidade.

Seja para ganhar tempo, seja para economizar combustível e gastar menos dinheiro, as motos e scooters de baixa cilindrada cumprem muito bem o seu papel: não ficam presas no trânsito, rodam mais de 30 km/litro de gasolina e, muitas vezes, representam um gasto menor que a passagem de ônibus e metrô. Sem falar no maior conforto e no tempo menor.

Embora sejam fáceis de pilotar e práticos, os veículos de duas rodas exigem responsabilidade. Não basta passar no exame da motoescola e tirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é preciso pilotar com o equipamento de segurança adequado e assumir uma postura defensiva na condução.

Para Gutenberg Santos Silva, 34 anos, instrutor de pilotagem do Centro Educacional de Trânsito Honda de Recife (PE), há quatro anos, “a motocicleta tem suas características físicas e um comportamento dinâmico, diferente de outros veículos”. Ele recomenda que os motociclistas procurem se informar sobre a motocicleta e busquem cursos para treinar a pilotagem. A pedido do Mobilidade, Gutenberg dá dez dicas práticas de como rodar de moto com segurança no trânsito urbano.

1 – Pilote sempre equipado

A primeira dica do instrutor de pilotagem é usar sempre equipamento de segurança. Capacete, dentro do prazo de validade e corretamente afivelado ao pescoço. Mas a cabeça não é a única parte do corpo que precisa ser protegida. Por isso, é importante vestir jaqueta com proteções, luvas, calça de tecido resistente e um calçado fechado, “de preferência, de cano alto”, reforça Gutenberg.

2 – Posicionamento sobre a moto

Para pilotar uma moto, é preciso se posicionar corretamente sobre a moto para melhorar a maneabilidade. “Mantenha a cabeça erguida, com olhar sempre atento ao que vem à frente”, explica Gutenberg. Braços e ombros devem ficar relaxados para que você posso desviar de obstáculos na via com rapidez. A coluna tem de estar ereta para que o condutor não se canse e pilote confortavelmente.

As pernas devem estar flexionadas, e os joelhos, “abraçar” o tanque para garantir firmeza na condução. Os pés têm de estar paralelos e apontados para frente. “As pedaleiras ajudam a proteger os pés”, ensina o instrutor.

3 – Inspeção antes de rodar

Antes de sair de casa, ao dar partida, enquanto deixa o motor esquentar, aproveite para verificar o funcionamento do farol, dos piscas, da lanterna e da lâmpada de freio. “Além de ser perigoso rodar com alguma luz queimada, é infração de trânsito. A multa será mais cara do que trocar a lâmpada”, avisa Gutenberg.

4 – Pilotagem defensiva

Em função de seu tamanho reduzido, em comparação a carros e caminhões, a motocicleta exige uma postura defensiva na pilotagem para que veja e seja visto pelos outros agentes do trânsito. “Fique no centro da faixa de rolagem e mantenha distância segura dos outros veículos”, ensina Gutenberg. Dessa forma é possível se adiantar as situações e evitar colisões.

No corredor, rode em baixa velocidade e com muita atenção. “Mas apenas quando os veículos estiverem parados”, alerta o instrutor. Ele ainda dá uma dica importante: “Não saia do semáforo como se estivesse em uma corrida. Não tenha pressa, pois muitos acidentes acontecem quando um dos veículos tenta aproveitar a luz amarela”.

5 – Pneus

Nas motocicletas, pneus em bom estado de conservação são fundamentais para a sua segurança. Fique atento ao indicador de desgaste da banda de rodagem, mostrado pela sigla TWI, na lateral dos pneus: se o sulco atingir o limite, está na hora de trocar o pneu. “Não se esqueça de calibrar, com a pressão indicada pelo fabricante, uma vez por semana, ao menos. Pneus na pressão correta garantem aderência e ainda economizam combustível”, ensina o instrutor de pilotagem.

 

 

 

Fonte: https://mobilidade.estadao.com.br/

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