Muitos motoqueiros não se preocupam tanto com os calçados que utilizam na hora de pilotar as motocicletas. Alguns utilizam tênis e outros calçados que não são adequados para isso. Veja agora cinco motivos para não andar de moto com tênis.

O que diz a lei?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, o motoqueiro que dirigir sem capacete ou vestimenta correta está cometendo uma infração gravíssima:

I – Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança ou vestuário de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran

Artigo 244 do CTB

Porém, o Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, ainda não tem uma especificação sobre vestimentas. Então andar de moto usando tênis não é considerado uma infração.

A única exigência que o CTB faz, a respeito dos calçados está no artigo 252:

Dirigir o veículo:

IV – usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais

Infração – média;

Penalidade – multa.

Artigo 252 do CTB

Portanto está proibido utilizar chinelos de dedos, saltos altos e outros calçados que não deem firmeza aos pés. Mas não está mencionado nada sobre os tênis de corrida.

Mas mesmo não sendo proibido, existem motivos para não andar de moto com tênis. Vamos explicar alguns deles nesse texto.

1 – Os tênis não foram projetados para andar de moto

Os tênis são ótimos calçados para correr, caminhar ou fazer trilhas, mas eles não foram desenvolvidos para andar de moto.

Boa parte dos tênis de corrida são feitos de tecidos que não vão proteger os pés de machucados ocasionados por uma queda. Isso é porque os tênis foram pensados para correr e não para serem utilizados na hora de andar de moto.

2 – Os tênis não têm as proteções necessárias

São poucos os tênis que vão proteger até o tornozelo, e mesmo os de basquete, que são mais altos, não contam com as proteções necessárias.

O motoqueiro precisa de proteções no tornozelo, calcanhar, ponta dos pé, tendão de Aquiles e também o solado deve ser mais duro. Os tênis vão ter um amortecimento mais confortável, um tecido maleável e isso não vai proteger na hora de queda.

Uma proteção que a bota tem está no couro. Diferentemente dos outros tecidos, o couro bovino é extremamente resistente, assim ele não se rasga e ainda protege os pés de queimaduras e do fogo.

Até existem tênis feito em couro, como os modelos clássicos de basquete. Mas eles não têm as outras proteções necessárias para andar de moto e por esse motivo é melhor utilizar uma bota de motoqueiro.

3 – As botas de motoqueiro tem uma boa durabilidade

Como as botas de motoqueiro foram desenvolvidas para esse propósito, elas também foram projetadas para ter uma boa durabilidade.

Usar um calçado para um uso que ele não foi desenvolvido vai estragar a peça com facilidade, ainda mais se for um uso mais agressivo, como andar de moto.

Mas como as botas foram projetadas para isso e são feitas em couro, elas vão demorar muito para estragarem.

4 – Os tênis não são impermeáveis

A chuva e o frio podem incomodar muito o motoqueiro. Como a moto é aberta, não há como o motociclista se proteger. Mas utilizar um calçado impermeável pode ajudar a amenizar esse desconforto.

5 – Existem vários modelos de botas

Agora as botas de motoqueiro estão disponíveis em diferentes modelos, cada uma para um tipo de uso.

Para quem anda em cidades, existe o modelo Urban, uma bota mais baixa, mas com proteções para proteger os pés e tornozelos.

Caso o uso seja mais em estradas, a Evolution vai ser uma boa escolha. Além de impermeável, ela tem um cano mais alto que ajuda a proteger uma parte maior da perna e também tem proteções mais reforçadas.

E para corridas, a Qatar é a melhor opção. Ela tem todas as proteções necessárias para trazer mais segurança para os pilotos.

 

 

Fonte: https://www.tuttomoto.com.br/

Crédito Imagem: <a href=”https://www.freepik.com/free-photo/biker-riding-motorcycle_8990420.htm#query=motocicleta%20tenis&position=10&from_view=search&track=ais”>Image by serhii_bobyk</a> on Freepik