Muitos motociclistas desconhecem os ajustes que precisam ser feitos na suspensão de moto. É importante destacar que o procedimento não diz respeito a modificações estéticas, mas sim ao funcionamento desse componente, estilo de pilotagem e peso do condutor.

Diferentemente do que ocorre com carros, essa é uma alteração relativamente simples de ser feita em uma oficina mecânica especializada. Neste post, apontaremos alguns dos principais aspectos envolvendo o ajuste da suspensão de moto e os benefícios de fazê-lo corretamente! Acompanhe!

Ajuste SAG

Uma vez que o SAG estiver incorreto, a suspensão de moto não trabalhará de maneira eficiente. O ajuste SAG é classificado por meio de três fatores:

  • pré-carga: é a carga que incide na mola antes de o amortecedor ser instalado na moto. Isso quer dizer que não temos nenhum peso sobre ele;
  • SAG: é o deslocamento observado quando o peso do piloto e de seus equipamentos é adicionado sobre a moto;
  • SAG Livre: aqui temos o deslocamento apresentado pela suspensão com relação ao peso da moto, isto é, sem o motociclista.

Se o SAG for maior que o indicado, deve-se aumentar a pré-carga da mola. Agora, se o SAG for menor, deve-se diminuir a pré-carga da mola. O ajuste SAG não é um procedimento tão simples. Motocicletas nacionais e importadas seguem uma tabela para o cálculo da porcentagem de curso das suspensões.

Ajuste de acordo com o peso

Para ajustar a suspensão de moto de acordo com o peso, deve-se considerar onde ela é mais usada, ou seja, em que tipo de estrada. Os itens necessários para o ajuste são: fita métrica, paquímetro para pré-carga frontal e chaves de fenda.

Também é fundamental que a moto esteja em perfeitas condições (revisada). O ajuste da suspensão em relação ao peso do piloto possibilita uma direção mais segura e confortável. Por outro lado, sair ajustando coisas aleatoriamente pode trazer mais problemas do que soluções.

Ajuste de compressão

Durante um processo de frenagem ou no momento que a moto passa por ondulações na pista, a suspensão dianteira é comprimida para conseguir manter a estabilidade da motocicleta. Em determinadas situações, quando a suspensão está muito macia, a moto pode desestabilizar. O contrário disso provoca impactos e trepidações em excesso.

Nesse sentido, é preciso ajustar a pré-carga dianteira fazendo a medida do deslocamento do amortecedor na bengala. Isso pode ser realizado utilizando uma braçadeira plástica na bengala e pilotando para analisar o quanto ela está se movimentando nas frenagens e curvas.

Benefícios da suspensão ajustada

Não importa o modelo, suspensão é coisa séria e precisa estar sempre regulada conforme as necessidades do piloto. Com tudo feito corretamente, a tração é melhorada, temos mais conforto e controle ao pilotar e, claro, uma melhora no desempenho geral. Se isso ainda for pouco, considere que pneus, rolamentos e outros componentes da moto ganham em durabilidade com as alterações.

 

Dica Importante

Claro que ter esses cuidados são essenciais, mas só isso não basta para manter sua tranquilidade de rodar com sua moto por aí com segurança; é necessário ter um seguro! Com o Seguro Exclusivo de Furto e Roubo da Suhai Seguradora, você tem aceitação para qualquer modelo, marca e ano de moto, preços até 80% mais baratos que o seguro completo e ainda assistência 24 horas em todo o território nacional; assim você irá pilotar despreocupado!

Então, agora que você viu alguns dos principais aspectos relacionados a suspensão de moto, conte nos comentários quais cuidados você tem com esse meio de transporte popular entre os brasileiros.

Fonte: https://blog.suhaiseguradora.com