Muitos dos seus clientes desconhecem a necessidade de alguns serviços básicos para suas motocicletas. Porém, alguns deles são tão essenciais para o conforto e segurança do motociclista que vale a pena conscientizá-los e estar apto para fazer o serviço. É o caso do balanceamento de motos.

Quem também tem um carro na garagem já está acostumado a mandá-lo para o alinhamento e balanceamento regularmente. No entanto, muitos donos de motos desconhecem a importância do balanceamento para motos.

Porém, o balanceamento de moto é muito importante para aumentar a vida útil dos pneus e também o equilíbrio, aumentando, consequentemente, a segurança do piloto. O desbalanceamento pode ocorrer por amassados no aro, raios frouxos e até por quedas.

Como detectar o problema?

A principal forma de detectar uma roda desbalanceada é perceber uma vibração forte transmitida pelo garfo e pelo guidão, além de situações — especialmente em curvas — em que ocorrem puxadas para os lados e até a perda de equilíbrio.

Uma roda desbalanceada significa que a quantidade de massa está desigual no aro, causando esses desconfortos. Por isso, além dos problemas citados acima, a falta de balanceamento também causa o desgaste excessivo ou irregular dos pneus.

Quando o balanceamento de motos deve ser feito?

Ao contrário do que acontece com os carros, para as motos não existe uma periodicidade ideal para a realização do procedimento. A necessidade de se balancear a moto vai depender muito de seu uso e também da detecção do problema no dia a dia.

A necessidade de se realizar o procedimento também é maior em motocicletas acima de 600cc, que geralmente utilizam rodas de liga leve e calçam pneus mais largos e radiais.

Realizando o balanceamento em sua oficina

O custo do balanceamento para seus clientes ainda será muito menor do que o custo para a troca do pneu, que pode ser completamente danificado se o procedimento não for realizado quando detectado o problema. Por isso, este é um tipo de serviço que vale a pena oferecer na oficina.

Porém, como tudo hoje em dia, existem pelo menos duas maneiras de realizar o procedimento: o balanceamento estático e o balanceamento dinâmico (ou computadorizado). Abaixo, explicamos melhor sobre os dois:

Balanceamento estático

É o mais comum e também o tipo de balanceamento que as oficinas oferecem a mais tempo. Nele, todos os ajustes (apertos de raio, colagem de contrapesos e detecção de anomalias no aro) são feitos de maneira manual, sem nenhuma assistência. Com isso, a precisão do serviço acaba sendo menor.

Balanceamento dinâmico

Já o balanceamento dinâmico, ou computadorizado, se assemelha ao uso de scanners para moto na oficina, no qual o computador detecta com precisão e velocidade os problemas.

Nesse tipo de balanceamento, a máquina também indica com exatidão onde é preciso contrabalancear o peso da roda para eliminar o problema, trazendo mais precisão e durabilidade para o serviço.

Fonte: https://chiptronic.com.br/