A calibragem do pneu da moto, ou melhor, de qualquer tipo de veículo, faz uma grande diferença nas ruas e pistas. Muitas pessoas não se dão conta, mas, ao final do dia, contar com pneus bem calibrados ajuda o piloto em muitos sentidos. Por conta disso, é comum que a calibragem seja negligenciada em algum momento por proprietários de motos. Mas, para mostrar a importância da calibragem, vamos explicar melhor como esse simples processo pode evitar uma série de problemas.

O que é a calibragem do pneu de moto

A calibragem nada mais é do que uma regulagem da pressão de ar que infla os pneus de uma moto. Sendo assim, se um pneu estiver com mais ar ou menos ar do que deveria, isso pode prejudicar seu desempenho. Manter a calibragem correta garante que a dirigibilidade da moto esteja o mais próximo do ideal possível, além de contribuir, consequentemente, para a segurança do motoqueiro.

Onde e como calibrar o pneu da moto?

Os pneus da moto podem ser calibrados em qualquer posto de gasolina. Basta questionar algum funcionário do posto para saber onde esse processo é realizado naquela unidade específica. Caso você tenha dúvidas, é sempre válido pedir auxílio a algum frentista próximo. No entanto, no geral, é um procedimento muito simples de ser realizado. Haverá uma máquina com uma espécie de mangueira pendurada e um visor que, quando aceso, mostrará números. Esses números indicarão o nível de pressão dos pneus. Para realizar a calibragem dos pneus da sua moto, conecte a mangueira ao conector presente na sua roda (que contará com um pino lacrador que deve ser brevemente retirado), e adicione ou retire a pressão dos pneus.

É importante, dessa maneira, que você saiba qual a pressão mais adequada para a sua moto e seu tipo de pneu.

O que uma calibragem de pneu de moto correta proporciona?

Dentre as vantagens da calibragem de pneu de moto estão a garantia de um maior equilíbrio na moto para o piloto e uma sensação mais confortável ao guiar o veículo. Além disso, a maior estabilidade em curvas é também um outro benefício importante, visto que um pneu em condições ideais evita derrapadas inesperadas. Por fim, os pneus calibrados asseguram um processo de frenagem mais seguro por prevenir pressões excessivas em diminuições bruscas de velocidade.

Calibre seus pneus, mas não esqueça também de outros acessórios!

Cuidar dos componentes da sua moto é imprescindível, mas você também não pode se esquecer de si mesmo. Invista em acessórios como jaquetas e calças impermeáveis que te protejam da chuva e diminuam os riscos de uma queda.

 

Fonte: https://albamoto.com.br/