É preciso se organizar para não exceder o limite de infrações determinado por lei, este é o maior medo da maioria dos motociclistas. A melhor forma de se organizar é consultar regularmente seus pontos.

Há 3 formas de verificar a pontuação da CNH: no site do Detran, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito e presencialmente.

Site do Detran

Para consultar os pontos na CNH por meio do site, é necessário entrar no site do Detran do estado em que sua carteira de motorista está cadastrada e ter o cadastro no site. Normalmente, você precisa ter estes documentos para o registro: RG, CPF, CNH e, em casos de empresas, CNPJ. Você pode acessar em qualquer navegador de Internet, seja pelo computador ou pelo celular.

Após o cadastro, você já pode checar informações sobre infrações, licenciamento e muito mais. Na maioria dos sites do Detran, existe uma aba de onde consultar pontos na CNH.

Aplicativo Carteira Digital de Trânsito

Outra forma de como consultar os pontos na CNH é por meio do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). Ele é gratuito e pode ser baixado nas principais lojas de aplicativo. Antes de baixar, confira se esse é o aplicativo oficial do Governo Federal e de autoria do setor de Serviços e Informações do Brasil.

O aplicativo pede um cadastro com suas informações pessoais e foto junto ao documento. Todo esse processo é realizado passo a passo no app. Com as informações registradas, você já pode emitir sua CNH digital, o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e verificar os dados.

Uma das funções do aplicativo é pesquisar pontos na CNH. Para realizar essa ação, basta acessar a aba “Infrações”.

Unidades do Detran

Além das alternativas digitais, você também pode conferir as informações sobre a pontuação na CNH nas unidades do Detran. Para isso, é preciso apresentar a CNH e documento de identidade.

Qual é o limite de pontos na CNH?

Para os habilitados nas categorias B e A, que inclui motocicletas, o limite é de 40 pontos, se o condutor não tiver nenhuma infração gravíssima. É preciso ressaltar que algumas multas suspendem o direito de dirigir constantemente, como conduzir alcoolizado ou sem capacete.

O motociclista pode chegar a 30 pontos se tiver uma infração gravíssima. Em caso de duas ou mais infrações gravíssimas, o limite é 20. Dessa maneira, você pode controlar a pontuação de acordo com essas informações.

Se o condutor exceder esses limites, a CNH é suspensa após o término do processo administrativo realizado pelo Detran. A suspensão acontece por um período variável, definido pela justiça, e o condutor pode voltar a dirigir após cumprir determinados procedimentos.

Os pontos de uma infração expiram após 12 meses. Desse modo, para você administrar a pontuação e não ultrapassar o limite, é preciso entender cada um dos 4 tipos de infração.

  • leve: vale 3 pontos na CNH
  • média: vale 4 pontos
  • grave: vale 5 pontos
  • gravíssima: vale 7 pontos

Como funciona o limite de pontos para motoristas profissionais?

Para os motoristas que exercem atividade remunerada, as regras são diferentes. Isso vale para todos que têm atividade profissional registrada na CNH, como taxistas, motorista de aplicativo e mototaxistas.

Dessa forma, o limite para quem realiza atividade remunerada é sempre de 40 pontos, independentemente da quantidade de infrações gravíssimas. Cabe ressaltar que as multas que suspendem o direito de dirigir também se aplicam, assim como o período de 12 meses para os pontos expirarem.

Fonte: blog.sportbay.com.br