A gasolina está entre os maiores gastos anuais de quem possui uma moto.

Mas, como economizar no combustível? Bem, além do uso exagerado do acelerador, existem outros fatores que também podem contribuir para o aumento do consumo de combustível.

Por essa razão, separamos seis dos principais inimigos da economia do combustível. Confira!

1. Pneus descalibrados

Fique de olho na calibragem dos pneus da sua moto. Um pneu mais vazio do que o recomendado aumenta o atrito, exige mais energia do motor e, consequentemente, mais combustível. Além disso, descuidar da pressão dos pneus altera a dirigibilidade e coloca em risco a sua segurança.

2. Rotações altas sem necessidade

Você até pode amar o ronco da sua moto, mas o hábito de levar as rotações às alturas não faz nada bem para o seu bolso. Portanto, nada de acelerar a máquina parado ou retardar a troca de marcha, o que faz o motor girar em alta rotação de forma desnecessária, superaquecer e consumir mais combustível.

3. Troca de marchas erradas

Você costuma lubrificar o sistema de transmissão da sua moto com frequência? Caso não, comece já. Isso aumenta a vida útil da corrente, da coroa e do pinhão, assim como exige menor energia do motor para movimentar a roda traseira, resultando na economia do combustível.

5. Freios desregulados

Freios que não “pegam” geram mais atrito e superaquecimento do sistema, acelerando o consumo de gasolina. Então, pelo menos uma vez por mês, coloque a moto no cavalete central e gire as rodas para sentir se os freios estão prendendo.

6. Carga elevada

Baús ou compartimentos de cargas entulhados prejudicam a aerodinâmica da moto e elevam o consumo de combustível. Portanto, evite peso inútil e leve na bagagem somente o necessário.

Já deu para perceber que a forma errada de pilotar é o grande vilão do consumo de combustível, não é mesmo? Agora que você já sabe o que pode interferir na autonomia da sua máquina, basta se policiar e rodar no ritmo normal para sair no lucro.

E falando em lucro, se a sua motocicleta for flex, aproveite para fazer as contas e identificar qual combustível – etanol ou gasolina – tem melhor performance. Lembre-se: com o álcool, o motor consome cerca de 30% a mais. Assim, o preço do litro do etanol deve ser até 70% do valor do litro de gasolina para compensar. O seu bolso agradece!

 

Fonte: blog.suhaiseguradora.com