O inverno está chegando e com ele as baixas temperaturas. Há quem goste do friozinho, mas os motociclista podem ter dificuldades para pilotar nessas condições. Veja como o frio pode atrapalhar a pilotagem da moto e como evitar esses problemas.

1 – Redução da sensibilidade

O frio pode enrijecer as articulações e isso pode ser muito perigoso para o motociclista. Como as mãos ficam expostas ao vento gelado, pode ser mais difícil acionar os comandos da moto, como o acelerador, freios e embreagem.

Além disso, o frio pode diminuir a aderência com o guidão da moto. Isso pode ser extremamente perigoso e pode resultar em sérios acidentes.

Para evitar esses problemas, o ideal é utilizar uma luva de motociclista para o frio. Temos modelos de couro que vão proporcionar maior aderência e vão aquecer as mãos.

2 – Redução da visibilidade

Quem pilota carros sabe que é comum o parabrisa embaçar em dias de chuva e frio. Isso acontece devido a variação da temperatura externa com a temperatura do ar da nossa expiração. Essa diferença resulta naquele embaçado que atrapalha a vida do motorista.

Com os motociclistas não é diferente. A viseira do capacete vai embaçar e isso pode atrapalhar e muito na hora de andar de moto.

Para evitar esse problema é possível levantar um pouco a viseira, desde que os olhos estejam cobertos. Outra solução é usar pinlock, uma espécie de adesivo que vai na viseira e impede que aconteça o embaçamento.

3 – Fadiga

A exposição prolongada ao frio pode causar fadiga, o que pode reduzir a atenção e tempo de reação do piloto. Isso pode aumentar o risco de acidentes.

Para evitar que a fadiga aconteça é importante fazer algumas pausas para descansar, especialmente em viagens muito longas. Pare um pouco, tome uma bebida quente e depois continue a viagem.

4 – Perda da aderência dos pneus

Quando a temperatura cai, o ar dentro dos pneus se contrai e a pressão dos pneus diminui. Além disso, a baixa temperatura pode endurecer a borracha dos pneus, reduzindo sua capacidade de aderência ao solo.

Isso pode levar a uma redução significativa da tração, o que pode aumentar o risco de derrapagens ou perda de controle da moto.

Um outro problema é que em alguns lugares pode nevar e a neve vai reduzir ainda mais a aderência, deixando a pilotagem mais perigosa.

Para minimizar o risco de perda de aderência dos pneus durante a pilotagem em condições frias, é importante verificar a pressão dos pneus com frequência e garantir que eles estejam adequados para as condições climáticas.

5 – Risco de hipotermia

O frio extremo pode levar à hipotermia, o que pode causar confusão mental, sonolência e diminuição dos reflexos. Isso pode tornar a pilotagem perigosa e aumentar o risco de acidentes.

Claro que com uma temperatura não tão baixa os riscos de hipotermia são menores, mas mesmo assim é importante tomar cuidado com as roupas que você vai utilizar.

Escolha roupas de motoqueiro que seja quentes e que vão te proteger do frio. As roupas de couro vão oferecer proteção na hora da queda e também vão de deixar aquecido durante toda a pilotagem.

 

 

Fonte: https://www.tuttomoto.com.br/

Crédito Imagem: Image by <a href=”https://www.freepik.com/free-photo/man-riding-motorcycle_12790342.htm#query=moto%20frio&position=11&from_view=search&track=ais”>Freepik</a>