Confira essas dicas

1. Freio

Para parar, em qualquer situação, você precisa que os freios estejam funcionando muito bem, por isso é essencial que sejam verificados com frequência. Para as motos que contam com freio a disco, a checagem torna-se mais fácil devido ao desgaste das pastilhas, o que o próprio motociclista pode observar. Já nos modelos que possuem freios a tambor, essa checagem fica mais difícil, sendo necessário que ele seja removido para análise.

Com o tempo, o motociclista vai se familiarizando com a máquina e com alguns problemas que pode encontrar pela frente, como os que acontecem com os freios, que podem ser percebidos facilmente. Os freios a tambor que usam lona, por exemplo, podem fazer ruído quando estão com desgaste.

Um cuidado a mais que se deve ter com esse tipo de freio é observar a elasticidade das molas das lonas porque, se estiverem com problema, podem travar a roda e trazer risco à segurança. Então, fique de olho nos freios e procure um mecânico de confiança se notar qualquer sinal de problema.

2. Bateria

Baterias que não são seladas podem ter seu nível de água baixo. O que terá que fazer é remover adequadamente a bateria da moto e completar cada reservatório com água destilada, que você poderá encontrar em postos de gasolina e farmácias.

Nunca use água comum, de torneira ou mineral, porque ela oxida o interior da bateria. No verão, e em motos que ficam muito tempo estacionadas sob o sol, essa verificação deve ser mais frequente.

3. Corrente

corrente da moto merece atenção especial. Ela precisa estar sempre lubrificada e sem muita folga, detalhes que são essenciais para a segurança do motociclista.

Com o tempo, a corrente da motocicleta vai perdendo a lubrificação, e o problema se acentua em dias de chuva ou quando a pilotagem ocorre em regiões com muita terra ou areia. A dica é lubrificar a corrente toda vez que trafegar na chuva. Lubrifique a corrente com o óleo indicado, aplicando com um pincel em toda a extensão da corrente. O ideal é lubrificar a corrente a cada 500 quilômetros rodados em asfalto.

A folga da corrente é outro problema que merece checagem a cada mil quilômetros rodados. Ela vai ficando abaulada com o tempo e necessita de ajuste frequente. Verifique no manual de sua moto a indicação do momento em que vai precisar de ajuste. De qualquer forma, observe e informe ao seu mecânico.

4. Óleo do motor na manutenção de moto

É muito importante para a vida útil do motor que os prazos para a troca de óleo sejam seguidos à risca. Você pode escolher a marca de sua preferência, mas é imprescindível que siga a recomendação quanto à viscosidade indicada pelo fabricante. Verifique no manual do proprietário!

Abra o compartimento e verifique o nível de óleo, que deve estar entre as marcas “mínimo” e “máximo”. Estando abaixo do nível mínimo, preencha com o lubrificante até o nível normal.

5. Pneus

A calibragem e o bom estado dos pneus são fatores muito importantes na manutenção de moto e simples de serem feitos, pois tanto a calibragem quanto o estado dos pneus podem ser facilmente observados. A calibragem pode ser verificada a cada ida ao posto de combustível. Quanto ao estado dos pneus, é só trocá-los se estiverem gastos. A indicação de troca é a cada cinco anos, a não ser que estejam visivelmente gastos.

 

Fonte: blog.suhaiseguradora.com