Uma das melhores formas de evitar furtos e garantir a segurança do veículo é utilizar travas que impedem a locomoção. Mas, afinal, como travar o guidão da moto?

Existem acessórios responsáveis para evitar roubo de moto, como travas de guidão e disco. Além disso, diversas motocicletas possuem os próprios mecanismos de segurança.

Para entender como travar o guidão da moto, preparamos este guia. Nele, você vai conhecer os principais equipamentos de segurança, o sistema de trava das motos e outras dicas sensacionais.

Como travar o guidão da moto?

A maioria das fabricantes de moto adotou um padrão de como travar o guidão da moto nos últimos anos. Ainda assim, é importante ler o manual do seu veículo para conferir o método de travamento.

Assim, a forma de como travar o guidão da moto 150 e 160 cilindradas, de marcas como Honda e Yamaha, é girar o guidão totalmente para a esquerda, pressionar a chave na ignição (miolo) e girar para a esquerda. Normalmente, você ouvirá um clique no início desse processo.

O método de como destravar o guidão da moto é muito simples: basta girar a chave no sentido horário. Em alguns modelos, é necessário pressionar o miolo, assim como na etapa de travar o guidão.

Cuidados para travar o guidão

Além de saber como travar o guidão da moto, é importante conhecer alguns cuidados para utilizar a trava do veículo. A primeira recomendação é não forçar a chave para trancar ou destrancar.

O giro acontece de maneira natural e sem emperramentos significativos. Caso a chave não se mexa, pode ser que o guidão esteja em uma posição errada ou não está pressionado ao miolo.

Muitas pessoas também têm dificuldade de travar a moto com o guidão voltado para o lado direito. Apesar de ser possível em diversos veículos, esse não é o padrão e é mais difícil para o motociclista encontrar o ponto ideal para travar.

Problemas comuns com a trava do guidão

Existem problemas comuns relacionados à trava da moto. O primeiro é: o que fazer em caso de perda da chave? Caso você não possua a chave reserva do veículo, a recomendação é procurar um chaveiro especializado em veículos de confiança. Dessa forma, sempre tenha guardado uma chave reserva para essas ocasiões.

Outro problema comum são os emperramentos. Nesse caso, você pode aplicar óleo lubrificante no miolo. Caso não funcione, o ideal é procurar um profissional mecânico.

Equipamentos para travar a moto

Além dos mecanismos de segurança já presentes no veículo, existem acessórios para travar o guidão da moto. Aqui, você vai conhecer 2 dos principais: a trava de disco e a trava de manete.

Trava de disco

Este tipo de trava impede furtos, pois imobiliza o disco de freio do veículo. Algumas motos já possuem esse sistema de segurança, como determinadas linhas da Honda CG, mas ele pode ser instalado em diferentes modelos.

Afinal, como usar trava de disco na moto? Esse equipamento funciona como um cadeado no disco de freio, que deve ser aberto toda vez que você for andar com o veículo. O destrave do mecanismo é feito no acessório instalado no guidão.

Existem diferentes travas de discos com acionamentos diferentes. Porém, um método bastante comum de travamento — utilizado em modelos da CG 125 — é girar o guidão o máximo para a esquerda, inserir a chave de ignição e girá-la em 180° no sentido anti-horário. O destravamento ocorre no sentido inverso.

Trava de manete

Outra solução para travar o guidão da moto é a trava de manete. É um acessório portátil, colocado na parte direita do guidão para prender o manete do acelerador e a manopla do freio dianteiro.

Dessa maneira, não é possível girar o acelerador, e o freio fica sempre pressionado, impedindo a locomoção. O motociclista coloca a trava de manete quando sai da moto e utiliza uma chave para destrancá-la.

A maioria das travas permite a regulagem da distância entre o acelerador e o manete de freio para se adequar a diferentes modelos de moto. Mesmo assim, sempre confira as especificidades do produto para identificar se é compatível com sua moto.

Outras formas de garantir a segurança do veículo

Além dessas travas de guidão e freio, existem mais formas complementares para auxiliar na segurança da moto. Um acessório antigo, mas muito útil, é o cadeado de corrente, normalmente preso ao freio de disco da roda traseira.

Outro sistema de segurança importante é o alarme sonoro. Muitos veículos já possuem a tecnologia de fábrica, mas é possível instalá-lo. Para ter ainda mais segurança, considere também a utilização de um dispositivo GPS localizador na moto.

 

Fonte: blog.sportbay.com.br

Foto: pixabay