Os capacetes são um acessório necessário para muitas atividades recreativas e esportivas, mas não é segredo que muitas pessoas não gostam de usá-los. Seja por conta do visual, do conforto ou simplesmente por não gostar, crianças, adolescentes e adultos geralmente não querem usar capacetes por não compreenderem qual é a importância de usar capacete em atividades de risco.

No entanto, os capacetes são essenciais na prevenção de lesões cerebrais traumáticas causadas por impacto. Atividades como andar de bicicleta ou scooter, andar de skate, praticar esportes de contato, escalar, andar a cavalo ou dirigir uma motocicleta podem resultar em acidentes. Por isso, é importante usar sempre um capacete ao participar de uma atividade potencialmente perigosa.

Capacete para andar de moto: necessário e obrigatório

A importância do uso do capacete pelo motociclista é reconhecida por todos, pelo menos no Brasil. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o uso correto do capacete pode reduzir em até 40% o risco de morte em acidentes envolvendo motos. Já as chances de lesões graves na cabeça podem diminuir em até 70%.

No Brasil, o uso do capacete para andar de moto é obrigatório. Entre os benefícios, está a melhor sinalização do motociclista nas pistas, sobretudo à noite, por conta do material refletivo acoplado ao equipamento. O capacete também protege contra detritos na estrada, que muitas vezes são ignorados pelos condutores de carros e caminhões.

 

Fonte: blog.sportbay.com.br

Foto: pixabay