Manter em bom estado a parte mecânica de uma motocicleta é essencial para quem deseja rodar com segurança e evitar dores de cabeça. É por isso que devemos conhecer bem o funcionamento de algumas partes fundamentais do veículo e saber o que fazer quando eles são danificados.

Uma dos sistemas que merece grande atenção é a suspensão dianteira, pois a falta de cuidados com suas peças pode causar danos irreversíveis. Então, neste post, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o garfo da suspensão dianteira e os riscos de um reparo inadequado. Confira!

Estrutura e funcionamento do garfo da suspensão dianteira

A suspensão dianteira é fundamental para o bom funcionamento da sua moto. Ela não só reduz o impacto que é transferido para o braço do motociclista, como desempenha a função de manter a frente da moto colada no chão, garantindo segurança e estabilidade — e uma peça chave desse sistema é o garfo.

Também conhecido como “bengala”, o garfo da suspensão dianteira é formado por tubos cilíndricos de aço inoxidável, acoplados à parte interior de outros dois tubos, de material diferente, que possuem diâmetro maior e são mais resistentes.

Essa configuração pode variar de acordo com o modelo e estilo da moto, pois cada uma possui uma necessidade específica.

O conjunto deve estar sempre em boas condições para que não cause grande impacto nas mãos do motociclista e mantenha a estabilidade ao longo das irregularidades do terreno, garantindo, assim, a segurança de quem pilota.

Possíveis danos na suspensão dianteira

Alguns sistemas mecânicos sofrem mais com os constantes impactos sofridos pela moto, como o caso da suspensão dianteira. Entretanto, mesmo sendo projetada para suportar tal situação, não há peça que resista a uma colisão ou impacto forte demais. Quando isso acontece, o garfo da suspensão pode entortar ou mesmo quebrar.

E, nessa hora, só há uma forma de reparar o dano causado: substituir as peças danificadas.

Riscos de um reparo inadequado

O alinhamento se torna impossível

Em caso de quebra do garfo, não há alternativa senão trocar a peça. Um reparo não só é ineficiente como pode trazer grandes riscos à segurança do motociclista. O alinhamento se torna impossível, tornando o sistema de suspensão defeituoso.

Mesmo em casos onde o garfo apenas entorta, o alinhamento estará comprometido, pois o material, ao ser desentortado, dificilmente mantém o formato original, afetando o sistema como um todo.

A rigidez é comprometida

Materiais metálicos, quando deformados, até podem ser remodelados para retornar à forma antiga, como é o caso do garfo. Porém, isso danifica a estrutura da peça e, com o tempo, ela tende a voltar a ficar torta.

Com isso, a rigidez do material deixa de atender às necessidades exigidas pelo projeto inicial da motocicleta. Sua resistência não será a mesma, podendo não só danificar o sistema como um todo como também pode se quebrar durante o uso.

Por isso, não acredite em promessas milagrosas. Se o garfo da suspensão dianteira for danificado, a única manutenção possível é a substituição da peça. Fique atento e cuide bem da saúde da sua moto.

Fonte: https://chiptronic.com.br/