Para evitar surpresas desagradáveis, separamos 5 sinais que apontam o momento de trocar o kit de embreagem da moto.

A embreagem é um componente vital para o funcionamento de qualquer moto. Ela é responsável por fazer a ligação entre o motor e a caixa de marchas, que por sua vez é conectada às rodas da motocicleta.

Explicando em outras palavras, a embreagem conecta o motor à caixa de marchas, permitindo alterar sua relação, fornecendo para as rodas mais ou menos potência.

Desta forma, é fundamental que a embreagem esteja em pleno funcionamento, caso contrário, não será possível trocar as marchas — se a troca for realizada de maneira forçada, pode danificar seriamente a moto.

Veja as dicas e realize a troca do o kit de embreagem!

1. Endurecimento do manete da embreagem

O primeiro sinal de que algum elemento do kit de embreagem está com os dias contados é o endurecimento do acionamento do manete, ou seja, ter dificuldade em apertar a embreagem. Quando a força necessária para acionar a embreagem é muito grande, é um sinal de que ela já está bem desgastada, necessitando de maior atenção.

Isso pode acontecer tanto nos sistemas de embreagem acionados via cabo quanto nas embreagens hidráulicas. No primeiro caso, o endurecimento pode indicar que o cabo está desgastado e prestes a romper-se, fazendo com que não haja curso suficiente no manete e na embreagem para que ela se desacople totalmente.

Já no segundo caso, a embreagem é naturalmente muito pesada (motos mais potentes) e precisa de assistência hidráulica para seu acionamento. Quando ocorre uma falha nesse sistema, o manete fica extremamente duro e, em alguns casos, pode até parecer travado tamanha a força necessária para poder acioná-lo.

Ao notar que o manete está muito duro, é ideal agendar a substituição da embreagem. Além de o componente estar bastante desgastado, o maior esforço do piloto para acioná-lo pode prejudicar a direção, podendo até mesmo causar acidentes.

2. Maior dificuldade para arrancar

Na hora de arrancar com a moto, começa-se a soltar o manete e acionar o acelerador, se ela não responder ao comando ou tiver dificuldade de arrancar, é um sinal de que vai ser necessário trocar o kit de embreagem.

Isso pode acontecer de várias maneiras, mas as mais comuns são, na hora de soltar o manete para arrancar, o curso da embreagem estar muito longo e a moto não arrancar aos poucos. Na verdade, ela sai quase de supetão, como se o disco de embreagem tivesse sido solto de uma vez, mesmo que o motociclista tenha aliviado a pressão do manete suavemente.

Já o outro caso é quando a embreagem começa a patinar. Isso acontece por conta da falta de aderência do disco de embreagem e a sensação, para o motociclista, é parecida com aquela de dirigir uma mobilete, em que é preciso apenas acelerar que a moto começa a se mover apenas com o giro alto. O forte cheiro de queimado também é um indício, no caso.

Esta degradação do componente é um pouco preocupante, principalmente quando o estiver trafegando em subidas. A dificuldade para arrancar com a moto pode fazer com que ela volte ladeira abaixo, podendo, inclusive, causar a queda do motociclista.

3. Trepidações durante a arrancada

Este é o sintoma mais característico de que a embreagem deve ser substituída. Quando o componente está muito desgastado, ao arrancar, sente-se a moto trepidando bastante e também demorando para que as marchas sejam acionadas.

Este sinal é facilmente notado, pois as trepidações são muito características e incomodam bastante na condução. Em alguns casos, a moto pode inclusive “patinar” um pouco no momento da arrancada ou da troca de marchas.

Ao notar qualquer um destes sinais, o piloto deve observar melhor o funcionamento da moto para detectar outros sintomas. Geralmente, todos eles aparecem simultaneamente, sendo fácil a percepção.

É aconselhado não esperar muito tempo para trocar a embreagem, pois rodar demais com ela desgastada pode acabar forçando a parte mecânica da moto, causando o aparecimento de novos danos ou deteriorando outros componentes.

É muito importante que o proprietário tenha o hábito de ficar atento ao funcionamento da moto, sempre conectado com a máquina, buscando novas tecnologias e serviços.

Além disso é imprescindível ter o costume de solicitar manutenções preventivas e o diagnóstico da moto por meio de ferramentas específicas. Este hábito permite a detecção dos problemas antes que eles apresentem seus sintomas característicos, possibilitando a programação da troca do kit de embreagem.

4. Dificuldade para engatar as marchas

Outro sintoma que indica que já passou da hora de trocar a embreagem da moto é a dificuldade de engatar as marchas. O problema costuma começar apenas com aqueles engates rápidos, com pequenas engasgadas na troca, mas depois vai ficando mais grave e difícil de engatar qualquer marcha, mesmo parado.

Isso acontece porque, especialmente quando a moto está em movimento, quando a embreagem está ruim o câmbio não consegue fazer a transição entre as marchas justamente por não estão completamente desengatado. Quando ainda há tração entre motor e câmbio, fica muito difícil trocar de marchas.

Além de dificultar a pilotagem, esse sintoma também pode acarretar problemas muito sérios para o câmbio e as relações, que passam a ser exigidas demais e da maneira incorreta. O problema, se não solucionado a tempo, pode virar uma bola de neve, afetando outras áreas da motocicleta.

5. Observe seus maus hábitos

Os maus hábitos ao pilotar e cuidar de uma moto devem sempre ser evitados, mas, algumas vezes, alguns acabam passando batido. Esses hábitos podem prejudicar diversos componentes da moto, inclusive a embreagem.

Para quem tem o costume de ficar acelerando a moto com a embreagem apertada, pode ter certeza de que algum problema pode ter surgido por conta disso. A embreagem serve para fazer engates e desengates rápidos, como as trocas de marcha, e ficar com ela apertada por muito tempo só aumenta o desgaste da peça. Se quiser fazer barulho com a moto e dar aquelas aceleradas, prefira fazer isso desengatado.

Já quem tem uma moto com embreagem hidráulica e não costuma ou nem sabe que é preciso verificar o nível e trocar o óleo regularmente, esse hábito pode estar condenando a embreagem da sua moto.

Essa manutenção é muito simples de ser feita e não precisa nem colocar a mão na sujeira utilizando um scanner de diagnóstico com tecnologia mobile para verificar o nível e a qualidade do fluído.

Portanto, é importante controlar hábitos e seguir os cuidados recomendados para esse componente tão importante da moto e também para a segurança da pilotagem.

Fonte: https://chiptronic.com.br