O número de motocicletas cresce a cada dia nos grandes centros urbanos.

É um meio de transporte rápido, que tem um ótimo custo-benefício. No entanto, o fato dos motociclistas ficarem com o corpo exposto torna seus percursos mais arriscados e aumenta a necessidade de atenção. Ainda existe o agravante para aqueles que fizeram da motocicleta um instrumento de trabalho e precisam usá-la diariamente.

Dados de 2019 no Estado de São Paulo, por exemplo, apontaram que motos geraram 80% das internações em acidentes de trânsito. É por isso que as medidas de prevenção, a prática de uma pilotagem defensiva e o uso dos equipamentos de segurança são tão importantes para motociclistas. Neste post elencamos 4 dicas de segurança para motociclistas. Quer saber mais? Confira!

Estudar a moto

Cada modelo de motocicleta tem suas particularidades, algumas atingem maiores velocidades, umas são mais pesadas e outras mais leves. Além do mais, existem especificidades que só vêm no manual. Conhecer o veículo permite um manuseio melhor. Portanto, estude a motocicleta e aprenda sobre os seus detalhes.

Atenção aos cruzamentos

Diante de um cruzamento, deve-se diminuir a velocidade e ficar atento a todos os veículos e à sinalização. Os cruzamentos são grandes pontos de acidentes, muitas vezes, porque os motoristas esquecem a sinalização, não diminuem a velocidade e não olham em todas as direções. Por isso, é de extrema importância manter atenção a esses pontos.

Manobras seguras

A ultrapassagem deve ser feita apenas pela esquerda. Procure visualizar todos os veículos que estão à sua frente e respeitar a sinalização. Aumente a distância e diminua a velocidade, em casos de manobras e ultrapassagens. O motociclista só deve ultrapassar após ter certeza de que foi visto pelo motorista da frente.

Moto em dia

Para que a direção da motocicleta seja feita com segurança, é preciso conferir a calibragem dos pneus, se a corrente de relação está apertada ou frouxa demais e se o sistema elétrico, os freios e o combustível estão em perfeitas condições.

Os retrovisores também são peças chaves da direção defensiva e devem estar adequados às normas de trânsito. Por isso, se recomenda fazer revisão periódica, checagem de óleos e freios de tempos em tempos ou a cada quantidade determinada de quilômetros rodados.

Os motociclistas precisam adotar práticas de prevenção. A direção defensiva, os cuidados com os equipamentos de segurança e a atenção à sinalização são partes importantes das dicas de segurança no trânsito. No entanto, é necessário ter cuidado com a velocidade e ao ultrapassar.

 

Foto: meuportoseguro.com.br