Outro ponto é se chover… Os riscos aumentam (e muito). Além de que pilotar molhado não é nada bom… Então atentem para estas dicas:

Tenha sempre uma capa de chuva em suas viagens, o tempo muda rápido e pode te pegar a qualquer momento. Nossas roupas de motociclistas são resistentes à chuva e algumas têm os forros impermeáveis; mesmo assim, se pilotar por longos períodos embaixo de água, você pode se molhar… Uma ideia é usar spray impermeabilizante em sua luva, calça e jaqueta, vai prolongar o “efeito” e você consegue chegar a um local seco e seguro para colocar a capa. Quando for adquirir uma capa de chuva, compre uma maior do que o seu tamanho para que você coloque por cima de seus equipamentos.

Caso precise parar para colocar a capa de chuva, procure um local seguro como um posto de abastecimento. Evite parar no acostamento. Lembre-se que em dias de chuva a visibilidade dos carros e caminhões também fica comprometida!

Muito cuidado ao pilotar na chuva

Caso a chuva esteja muito forte, se possível pare por um período e espere a chuva passar ou diminuir. Em caso de alagamento, não rode aonde você não consiga ver o chão, pode haver algum buraco ou bueiro aberto e você cair nele.

Muito cuidado com os primeiros minutos de chuva! São os piores… Toda a sujeira que está dentro dos poros do asfalto sobe para a superfície, ficando muito mais sujo e escorregadio. Diminua a velocidade e antecipe todos os seus movimentos; acelere e freie com muita cautela e progressividade.

Sobre a aderência dos pneus. Com o piso molhado você terá menos aderência sim, aproximadamente 10% menos aderência do que com o piso seco… Isso se o seu pneu estiver em boas condições ainda e bem calibrado, claro! Por tanto aumente a distância dos veículos a sua frente e antecipe suas frenagens. Nem precisamos dizer aqui que sempre antes de viajar você deve verificar as condições dos pneus.

Piso molhado – procure rodar no “rastro” deixado no asfalto pelos carros

Dê preferencia por pilotar “no rastro” que os carros deixam no asfalto. Os sulcos dos pneus dos carros irão jogar a lâmina de água para fora e assim criar um “caminho” mais livre e onde o seu pneu terá maior contato com o asfalto.

Não ande nos corredores. Os motoristas estão com a visibilidade comprometida e os retrovisores embaçados, além de outros agravantes como insulfime, pro exemplo. Eles podem fechar você involuntariamente no reflexo para não cair em um buraco (que surge mais intensamente durante os períodos chuvosos. Pedestres também podem surgir do nada correndo, fora das faixas ou semáforos, para se esconder da chuva. Fora os spray’s de água que são jogados em nossas viseiras…

Essas situações de emergência irão requerer uma manobra mais rápida, que estará prejudicada em função da menor aderência dos pneus.

Em mudanças de direção muito cuidado com movimentos bruscos. Na hora de trocar de faixa de rolagem cuidado para não passar acelerando ou frenando sobre as faixas brancas e amarelas pintadas no asfalto – elas são escorregadias! Atente também para manchas escuras que podem ser óleo que ficam lisas como sabão.

 

Fonte: http://www.casafernandespneus.com.br/