Conhecer os tipos de capacetes para moto mais seguros é importante até para aqueles que se julgam muito competentes e prudentes.

Digamos que você respeite o que diz a legislação de trânsito e trafegue nos limites de velocidade sem “cortar” o tráfego ou andar nos “corredores” entre duas filas de veículos.

Você está de parabéns pela conduta correta, mas precisa se lembrar de que nem todos os demais motoristas são assim, e o motociclista é muito vulnerável aos erros dos outros.

Se um automóvel corta a sua frente, por exemplo, eis uma situação em que um desvio ou frenagem brusca pode o levar a cair.

Torcemos para que isso nunca lhe ocorra, mas a prevenção é necessária e, nessa situação hipotética, um capacete de boa qualidade poderia ser o fator decisivo para que a consequência fosse somente escoriações leves, e não algo muito mais sério.

Afinal, a cabeça é a parte do corpo que mais precisa ser protegida em acidentes, para evitar traumatismo craniano e outros tipos de danos que podem deixar sequelas ou até mesmo levar ao óbito.

Quer evitar esse tipo de risco? Então siga a leitura, descubra quais são os tipos de capacete para moto permitidos no Brasil e confira quais as exigências da lei sobre esse assunto.

Tipos de Capacete Para Moto

Os principais documentos que detalham as exigências legais para os capacetes são a Resolução Nº 453/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Portaria Nº 086/2002 do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e a NBR 7471 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Segundo o Inmetro, os tipos de capacete para moto regulamentados no Brasil são: integral (fechado), misto (com queixeira removível), modular (com a frente móvel) e aberto (sem queixeira).

Abaixo, você entende um pouco melhor sobre a diferença entre esses modelos.

Integrais

Entre os tipos de capacete para moto, o integral é o mais seguro e, por isso, usado por grande parte dos motociclistas.

Sua viseira cobre somente a faixa do rosto sobre os olhos, e o restante do capacete integral protege todas as partes da cabeça, incluindo a lateral e o queixo.

Um bom capacete desse tipo possui forro removível e um bom sistema de ventilação para aliviar o calor, uma vez que ele é bastante fechado por ser feito para bloquear completamente pedras, insetos e poeira.

Modulares

O capacete do tipo modular é aquele que possui uma viseira acoplada à queixeira, oferecendo ao motociclista a possibilidade de levantá-la para ter mais conforto em dias de muito calor.

Mas veja  bem: essa parte só deve ser levantada quando a moto está parada, pois a viseira é fundamental e obrigatória para a proteção do condutor.

Mesmo assim, é uma funcionalidade útil, pois permite alívio em rápidas paradas sem a necessidade de remover o capacete.

Devido ao fato de a queixeira ser flexível, não protege de maneira tão eficiente quanto o capacete integral.

Mistos

O capacete misto é semelhante ao modular, mas a diferença é que a queixeira não é móvel, e sim removível, ou seja, o motociclista pode optar por andar com ou sem essa parte.

Também se trata de um modelo que é mais confortável para usar no verão, e sua proteção, assim como no caso do capacete modular, não é tão eficiente quanto à do integral.

Abertos

O capacete aberto é aquele que não possui queixeira – nem flexível e nem removível. Por isso, entre os tipos de capacete para moto permitidos no Brasil, esse é o menos seguro, apesar de ser também o mais confortável e ventilado.

Você precisa levar em conta que a queixeira é um item que não existe apenas para proteger o queixo, mas sim o rosto do contato com o solo.

A viseira, vale lembrar, será de pouca ajuda nesse caso, pois sua função é proteger contra o vento e sujeira da estrada.

Se o capacete do tipo aberto não vem com viseira acoplada, deve ser usado um óculos de proteção aprovado pelo Contran.

Capacete On Road

Esses tipos de capacete para moto que apresentamos até agora são ideais para trafegar on road, ou seja, em vias públicas, seja rodovias ou na cidade.

Nesses casos, eles são projetados para proteger o motociclista que anda em locais em que deve respeitar as leis de trânsito.

Isso quer dizer que, seja no asfalto ou em uma estrada de chão, eles não preveem a prática da pilotagem desportiva, ao contrário do modelo que veremos a seguir.

Capacete Off Road

O capacete off road é aquele usado para os praticantes de motocross, rally, enduro, freestyle e outras modalidades esportivas.

Eles são projetados, portanto, para quem encara a moto como um esporte radical, seja em trilhas ou em pistas desenvolvidas especificamente para competições.

Do mesmo modo que há um tipo de moto especial para essa prática, o tipo de capacete também deve levar em conta as particularidades do esporte.

Os capacetes off road costumam ser integrais, ou seja, envolvem toda a cabeça do motociclista.

O modelo possui uma grande área aberta no rosto, para melhorar a ventilação, conforto e visão do piloto.

Muitos modelos off road não têm viseira, por isso é necessário usar óculos protetores especiais para proteger contra lama, pedras, insetos e poeira.

Outras características desse tipo de capacete são a queixeira alongada, que oferece uma proteção extra contra quedas (afinal, estamos falando de um esporte radical) e uma aba para bloquear a luz do sol.

Embora seja desenvolvido para as competições e trilhas, o capacete off road pode ser utilizado na cidade, desde que o modelo seja aprovado pelo Inmetro.

Quais São Os Melhores Tipos de Capacete Para Moto

Para escolher o modelo ideal entre todos esses tipos de capacete para moto, você precisa levar em conta qual o uso que faz da motocicleta para saber quais são as prioridades.

É claro que, quando falamos em prioridades, a segurança é hors concours. Ter um capacete com capacidade de aguentar um possível impacto em um acidente deve ser sempre a preocupação principal.

Depois disso, há outros fatores. Por exemplo, se o uso da sua motocicleta é basicamente urbano, em vias de bastante movimento, com muitas conversões e trocas de pista, ter uma ótima visão periférica é muito mais importante do que para quem anda de moto apenas em viagens, trafegando por longas retas em rodovias.

Também é importante que o capacete seja bem ajustado à sua cabeça. Se for largo demais, não será dos mais seguros, se for justo demais, será extremamente desconfortável.

conforto é fundamental porque sem ele até mesmo um trajeto curto se torna agoniante e estressante, aumentando as chances de você cometer um erro, seja pela pressa de chegar logo ao destino e se livrar do capacete ou simplesmente por estar distraído com o desconforto.

sistema de ventilação do capacete também conta muito para o conforto. Além da sensação térmica, ele evita que a viseira fique embaçada.

Para saber se um capacete é confortável, não tem jeito, você precisa testá-lo. Coloque-o, faça os ajustes e balance a cabeça de um lado para o outro para checar se está bom.

Dentro do que você pode pagar, procure escolher o que melhor atende a esses critérios. Já o quesito aparência deve ficar por último.

O design só importa quando é funcional, e a única função importante das cores e estampas é quando elas são em tons chamativas, para tornar mais fácil a sua visualização pelos demais motoristas.

Sobre o melhor entre os tipos de capacete para moto, o integral é o que oferece melhor proteção, mas nada impede de você ter dois modelos.

Um fechado ou integral pode ser usado em ocasiões que exigem maior segurança e um modulado, misto ou aberto para passeios mais seguros no verão.

 

 

FONTE: doutormultas.com.br